O vinho tinto é uma das bebidas mais tradicionais e apreciadas por muitos amantes dos vinhos. O produto, entre outras coisas, caracteriza-se por ser versátil e combina com um amplo conjunto de pratos.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Vamos despertar, juntos, os sentidos para uma sinfonia de sabores? Vamos embarcar em uma jornada sensorial inesquecível com este guia para harmonizar vinhos e pratos deliciosos. Descubra como os aromas, texturas e sabores se entrelaçam em uma experiência gastronômica sublime.

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas em geral harmonizam muito bem com o vinho tinto. Entre alguns dos principais pratos que caem bem estão a carne de panela, molho com carne moída, picanha etc.

Continua depois da publicidade

Ambos os pratos apresentam a vantagem de não serem muito condimentados. Eles valorizam o sabor da bebida, otimizando a experiência com a degustação do vinho tinto.

Queijos

Queijos e laticínios combinam com vinhos tintos com acidez elevada. Você pode escolher uma ampla variedade de queijos, como parmesão, provolone, camembert e outros, para combinar com a bebida.

Massas

As massas, em geral, tendem a ser suculentas e trata-se de uma ótima alternativa para combinar com o vinho tinto. Entre os principais pratos que caem bem com o vinho tinto estão as pizzas, lasanhas, macarrão com molho a bolonhesa etc.

Agora, você deve estar se perguntando: por qual motivo as massas são uma boa pedida para serem harmonizadas com os vinhos tintos? Como são suculentas, as massas ajudam a reduzir a adstringência e o ressecamento na boca, valorizando a experiência de degustar um vinho.

Continua depois da publicidade

Churrasco

Sabia que um churrasquinho do final de semana é uma ótima ideia para combinar com vinhos tintos? Além de harmonizar muito bem com os vinhos, o churrasco transmite sofisticação e valoriza ainda mais a qualidade da bebida.

Vale ressaltar ainda que os vinhos também ajudam a melhorar a experiência para a degustação das carnes presentes no churrasco, pois ajudam a deixar a carne mais adstringente no paladar. Desse modo, pode-se dizer que a bebida ajuda as pessoas a apreciarem melhor os cortes servidos.

Chocolate

Pratos doces ou mesmo sobremesas, como os chocolates, mousses, tortas, bombons, entre outros, podem harmonizar muito bem com os vinhos tintos. 

Nesse contexto, chocolates com sabor mais amargos ou com maior teor de cacau tendem a combinar melhor com a bebida, pois são menos doces e ajudam a valorizar ainda mais o sabor do vinho.

Continua depois da publicidade

Leia também

Afinal, qual taça escolher para cada tipo de vinho?

Por que os vinhos passam pelos barris de madeira?