Carnaval tem tudo para ser uma época sem restrições, não é mesmo? Por isso, muitas vezes os exageros de álcool e alimentos industrializados são constantes durantes os dias de folia. Se você precisa retomar à rotina saudável, confira as dicas da nutricionista Anauã Franco para ter mais energia e melhorar a digestão.

Continua depois da publicidade

Pós-graduada em Nutrição Funcional, Anauã utiliza o Instagram para dar dicas aos pacientes e para quem ainda não se tornou um deles. São dicas rápidas, simples, ao alcance de todos. Entre elas, estão os 3 passos para seguir nos dias pós-Carnaval.

Confira as dicas para ter mais energia e melhorar a digestão após o Carnaval

Faça um detox

A dieta desintoxicante tem como objetivo tirar as impurezas do organismo. Por isso, nos dias após a folia evite os alimentos de origem animal; prefira verduras, legumes e frutas; e beba bastante chá verde com chá de hortelã.

Evite alimentos fermentativos

Alimentos chamados de low FODMAP devem ser evitados. Ou seja, pela dieta FODMAP, a pessoa deve evitar algumas frutas, vegetais, cereais, oleaginosas, leguminosas e lácteos com lactose.

Continua depois da publicidade

Por serem fonte de alguns tipos de carboidratos que fermentam, como a frutose, lactose, oligossacarídeo e poliol, esses alimentos precisam ser cortados nos dias que seguem o Carnaval. Isso tudo, para reduzir os sintomas de inchaço e má digestão.

Evite alho, cebola, feijão, soja, couve-flor, cogumelos, maçãs, abacate, bananas maduras, manga, trigo, centeio, cevada, castanha do caju, pistache, leites de origem animal e adoçantes (maltitol, sorbitol e xylitol).

Aposte no jejum intermitente

Entre o jantar de um dia e a manhã de outro, aposte no jejum intermitente de 16 horas. Isso ajuda a queimar gordura após os dias de exageros do Carnaval.

Tome muita água, beba café (se não tiver gastrite ou refluxo) e aposte no chá de canela e gengibre durante este período.

Continua depois da publicidade

Receita para melhorar imunidade

Atualmente morando nos Estados Unidos, Anauã descobriu novos restaurantes saudáveis e naturais por lá. Entre as receitas por lá, a nutricionista encontrou um “bowl” que ajuda a imunidade. Os ingredientes, segundo a especialista, são ótimos para dar uma acelerada nas células de defesa.

Confira a receita: