Queridos leitores!

Estou passando uma temporada em Nova York e através da coluna irei semanalmente dividir dicas de passeios, restaurantes e muitas novidades que rolam por aqui.

Continua depois da publicidade

Escolhi para começar, as atrações mais ricas da cidade: os museus!

Programa imperdível!

1 Se você tem poucos dias, indico conhecer primeiro o MET – Metropolitan Museu of Art. Suas exposições são impressionantes, e este ano está rolando a exibição “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination”. Ela foi tema do Baile de Gala do MET este ano e vários costumes criados por marcas famosas estão expostas com direito a fundo musical e cenografia. Vale muito a visita.

Continua depois da publicidade

2 Outro museu imperdível é o MoMA- Museu de Arte Moderna. Além da própria arquitetura do museu, obras importantes estão por lá, como a Noite Estrelada de Vincent van Gogh, várias de Picasso e Matisse, Mondrian, Dalí e o Elvis de Andy Warhol. Sou bem fã desse museu.

3 Frick Collection: ele fica na 5º Avenida e era a casa do magnata do aço Henry Frick. As salas são lindas e as obras estão espalhadas em 16 galerias, entre elas, como O Progresso do Amor de Fragonard e pinturas de Vermeer. Mas só a própria construção, os móveis, e os jardins, já valem a visita.

4 O Whitney Museum: Museu de Arte Americana que fica no Meatpacking, bairro descolado em NY. Ele é lindo e possui mais de 19 mil obras. A loja e o restaurante também são muito bacanas. Muitas mostras atuais são expostas por lá. Contam que 1929, Gertrude Vanderbilt Whitney se ofereceu para doar quase 600 obras que possuía, para o Metropolitan Museum of Art, mas ele não quis. Essa foi a base do Whitney, que hoje bomba.

5 Neue Gallerie: um museu de arte e design alemão e austríaco do início do século 20, abriga a Dama Dourada de Gustav Klimt. Realmente impressionante. Também tem outros quadros do pintor, mas a história da Dama, que virou filme e série no Netflix é seu tesouro. O Retrato de Adele Bloch-Bauer foi comprado por Ronald Lauder – herdeiro do império de Estee Lauder – por 135 milhões de dólares, e foi na época, a segunda pintura mais cara do mundo. Ele foi confiscado pelos nazistas e fez parte de uma longa briga judicial até chegar aqui.

Continua depois da publicidade

Esses são apenas alguns do que mais curti. Semana que vem conto mais!