Frescos e elegantes, os vinhos queridinhos do momento são, definitivamente, os rosés. Como muita gente planeja subir a Serra para acompanhar a programação da Vindima de Altitude, época da colheita da uvas cuja programação na Serra e Meio-Oeste segue até 26 de março, preparamos, com a ajuda do sommelier João José uma lista com cinco rótulos de vinhos rosé interessantes para experimentar por lá. As garrafas indicadas também podem ser encontradas em lojas especializadas.

Continua depois da publicidade

– Feitos com uvas de casta tinta, eles são produzidos com as frutas maceradas delicadamente junto com as cascas por pouco tempo só para dar alguma cor à bebida Dica: aproveite e harmonize com uma boa truta serra – diz João José, lembrando, ainda que o ideal é servi-lo à temperatura entre 8º e 12ºC.

Confira os cinco rótulos indicados pelo expert:

Villaggio Bassetti Rosé: elaborado com as castas pinot noir (50%) e merlot (50%) possui cor pêssego, nariz rico em frutas vermelhas tropicais como a goiaba e acidez na medida.

DAlture Rosé Lounge: feito com merlot e cabernet sauvignon tem cor salmão, frescor ácido, notas florais de rosa e aroma de morango.

Continua depois da publicidade

Thera Rosé: produzido com syrah, merlot e cabernet franc, mostra delicada coloração rósea, elegante acidez, cereja fresca, framboesa e pitanga associada a notas cítricas e certo floral.

Monte Agudo Sublime: composto 100% a base de merlot nos Vinhedos do Monte Agudo, mostra cor vermelho brilhante, aromas frutados cítricos e de framboesa acompanhado de toques defumados.

Villa Francioni Rosé: elaborado com cabernet franc, cabernet sauvignon, merlot, malbec, sangiovese, syrah,petit verdot e pinot noir exibi cor salmão claro, olfato rico em frutas como romã e pêssego associado a notas de lima e vibrante acidez.