Onze cães em situação de rua foram resgatados pela Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea) em São José, na Grande Florianópolis. Os animais foram encontrados em meio às obras do Contorno Viário, em situação de abandono, após denúncia de moradores. Mesmo sob chuvas, a operação foi mantida e concluída com êxito. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo a Dibea de São José, a prática de abandono de animais no contorno viário já se tornou comum, e as equipes da diretoria estão monitorando a região. Desde janeiro, a Prefeitura atendeu mais de 400 denúncias e resgatou 45 cães e 7 gatos.

Segundo Mônica Medeiros, diretora do Dibea, foram resgatados dois machos, quatro fêmeas, sendo uma no cio e a outra, a mãe com seus cinco filhotes. Alguns dos cães em situação de rua estavam com parte das patas quebradas e calcificadas, e também desnutridos.

— A situação só não era pior porque trabalhadores do contorno viário davam alimentos e tentavam cuidar, dentro do possível. Estamos lutando pela vida dos animais de São José, mas precisamos da ajuda da população — conta Mônica.

Continua depois da publicidade

Os cães recém resgatados ainda passarão por tratamento, mas já há dezenas de outros animais disponíveis para adoção. Para mais informações basta procurar a Dibea, por meio do telefone (48) 3288-4301 ou e-mail diretoria.dibea@pmsj.sc.gov.br. Para efetuar denúncias é necessário fazer boletim de ocorrência de maus-tratos a animais ou ligar para a Polícia Civil 181.

Veja fotos dos cães em situação de rua resgatados

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

“Cigarralipse”: 1 trilhão de cigarras saem da terra e assustam moradores nos EUA

Superlotação em abrigo vira desafio para resgates de animais de rua em Florianópolis