Uma adaptação no orçamento da Dibea, segundo o órgão, causou o adiamento de castrações nos últimos meses deste ano em Florianópolis. Moradores do Rio Vermelho, que tinham um mutirão agendado no bairro para esta quarta-feira (9), foram surpreendidos pelo cancelamento ao chegar com os animais, nesta manhã, no local pré-confirmado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis pelo WhatsApp
Segundo os relatos NSC Total, não houve aviso prévio de que a castração seria adiada. Porém, a prefeitura garante que todos os cadastrados foram comunicados do cancelamento há cerca de um mês via telefone e Whatsapp. Mais de 15 pessoas estiveram no local com os animais em jejum desde a noite de terça-feira (8) para o procedimento.
— Meus gatos estão sem comer por conta da castração. Muitas pessoas gastaram com remédios, com transporte até aqui, pediram folga no trabalho e agora não vai ter o mutirção. Não fomos avisados — afirmou uma das moradoras que esteve na Fundação Franklin Cascaes, local da ação nesta quarta-feira, Francieli Vicente Gabriel.
Valdirene, também moradora do bairro e cadastrada no Dibea, foi até o local a pé com seu cachorro de estimação. De sua casa à fundação foram cerca de 30 minutos.
Continua depois da publicidade
— Meu cachorro está sem comer desde às 20h de ontem. Não tenho como voltar de outro jeito, vou ter que voltar com ele a pé e ele está sem força. Não fui avisada — comentou Valdirene.
Conforme a diretora da Dibea, Fabiana Bast, cerca de 20 pessoas estão listadas para a castração no bairro.
— A gente já fez um mutirão no Rio Vermelho em julho e como a demanda foi muito grande, programamos mais um dia para isso acontecer, que seria hoje. Mas como houve a necessidade de adaptação no orçamento, cortamos para este ano os bairros que já tinham sido atendidos. Avisamos por telefone, alguns podem não ter visto a mensagem ou ter trocado de número — explicou.
Em primeiro momento, conforme o órgão, a castração de alguns bairros teriam sido adiadas para 2023 devido a uma adaptação na divisão de recursos e readequação de agendas por conta da falta de datas livres da empresa contratada para o serviço.
Continua depois da publicidade
— Não é uma falta do dinheiro, é apenas uma divisão da utilização dele. Uma readequação de recursos Houve troca de bairros — afirmou a diretora do Dibea ao NSC Total.
A nova data para o Rio Vemelho está marcada para o dia 7 de dezembro. Uma equipe do órgão foi enviada ao bairro, por volta das 10h, para atender os moradores que ainda esperavam no local.
*Sob supervisão de Raquel Vieira.
Leia também
Matrículas para ensino fundamental de Florianópolis serão abertas em dezembro
Aeroporto de Florianópolis vai operar linhas de ônibus para cidades de SC
Cesta básica de Florianópolis é a terceira mais cara do país; veja “vilões” do aumento