O nadador brasileiro Daniel Dias segue impossível nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Nesta quinta, ele manteve o retrospecto de ganhar ao menos uma medalha por dia ao vencer, com direito a recorde mundial, os 200m medley da classe S5, no que foi o seu quarto ouro no Cubo D?Água.

Continua depois da publicidade

Depois de nadar a eliminatória da prova em 2m59s06, estabelecendo a melhor marca da história paraolímpica, Dias conseguiu melhorar ainda mais o seu tempo na decisão, anotando 2min52s60 para deixar o segundo colocado, o chinês Junquan He, a uma distância de mais de oito segundos – anotou 3min00s92. O bronze ficou com o espanhol Pablo Cimadevila, com 3min01s58.

Dias já havia batido três recordes mundiais na piscina chinesa, nos 100m e 200m livre e 50m costas, além de ter garantido um segundo lugar nos 50m borboleta. Mas ele não iniciou muito bem os 200m medley, uma vez que o nado borboleta não é a sua especialidade. No entanto, ele disparou na seqüência e nos 100 metros finais já tinha a vitória assegurada, tendo apenas pela frente o desafio de fazer a melhor marca do planeta.

Satisfeito, o brasileiro de apenas 20 anos foi modesto ao comentar mais uma vitória ao canal Sportv, já focando a atenção na decisão do 4x50m livre 20 pontos.

– Tem o revezamento daqui a pouco, cansei um pouco, mas vamos firmes e fortes para colocar o Brasil no pódio – disse o nadador, que já vem contando inclusive com a torcida chinesa após faturar quatro ouros. – É muito legal esse carinho da torcida, um grande estímulo.

Continua depois da publicidade

Bronze no revezamento

No 4x50m livre, Clodoaldo Silva conquistou sua primeira medalha na Paraolimpíada, junto com Joon Seo, Daniel Dias e Adriano Lima. A equipe brasileira completou a prova em 2m30s17, atrás de China e Espanha.

– O Brasil está de parabéns. Medalha é medalha – comemorou Adriano Lima em entrevista ao SporTV logo após o fim do revezamento, segundo o Globoesporte.com.