Você se lembra da Copa do Mundo de 2014 disputada no Brasil? Naquele ano, por razão de os jogos serem realizados em solo brasileiro, houve um Decreto Presidencial que tornou feriados, os dias de disputa da seleção brasileira.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Naquela ocasião, os empregadores foram obrigados a liberar os seus funcionários. Caso tivessem que trabalhar, eram remunerados em dobro, conforme a legislação vigente. Agora, em 2022, não haverá feriados no Brasil durante a Copa do Mundo.
Empresas, entidades, escolas, instituições, funcionalismo público, etc podem seguir a tradicional liberação das pessoas pelo menos nos horários de jogos da copa em que a seleção brasileira entra em campo. Ou seja, os empregadores não serão obrigados a dar folga aos seus funcionários em dias de jogos do Brasil.

Jogos da Copa: Seleção Brasileira compete somente em dias úteis
Neste ano, todos os jogos da Seleção Brasileira serão realizados em dias úteis, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, sempre no período da tarde. Muito provavelmente, as pessoas serão liberadas para assistirem aos jogos e pelo restante do dia.
Continua depois da publicidade
Em regra, dias de jogos do Brasil na Copa não desobrigam os empregados de trabalharem normalmente. Assim, qualquer falta injustificada possibilita o desconto da jornada de trabalho, exceto se o patrão, por liberalidade, conceder a folga.
De acordo com a Lei da Reforma Trabalhista, é possível a fixação do banco de horas ou compensação de jornada por meio de acordo individual entre o empregado e o empregador. No entanto, a decisão final é da empresa e no caso do setor público, dos seus gestores.
É bom lembrar: se o empregado deixar de ir ao trabalho sem apresentar a respectiva justificativa, a empresa pode efetuar os descontos no salário e as demais punições previstas em lei.
Confira os grupos da Copa do Mundo 2022
Copa do Mundo 2022 será no Catar
O país árabe Catar ou Qatar, localizado na Ásia Ocidental, ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022. O torneio mundial de futebol é organizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Continua depois da publicidade
O Catar é considerado emirado, já que é governado por um emir, um título de nobreza equivalente a príncipe. Com aproximadamente 2,7 milhões de habitantes, o Catar tem Doha como capital conhecida pelas construções monumentais.
A religião predominante no país é o islamismo, sendo o árabe a língua oficial. Considerado um dos mais ricos do mundo, o Catar tem sua principal economia baseada na exploração de petróleo.
A Copa do Mundo, em regra realizada nos meses de junho e julho, precisou ser adiada para o final do ano, período quando o Catar tem o clima mais ameno. No verão, a temperatura na região pode chegar a 50ºC. O que impactaria no desempenho dos jogadores.
Essa é a primeira vez que um país do Oriente Médio sedia esse torneio de futebol. Ele já está com tudo preparado para receber 32 seleções dos países classificados para a Copa do Mundo em grupos que vão do A ao H. Serão disputados 80 jogos que ocorrem nos 8 estádios escolhidos para a competição. Confira, a seguir, a composição dos grupos:
Continua depois da publicidade
Grupo A
- Catar
- Equador
- Senegal
- Holanda
Grupo B
- Inglaterra
- Irã
- Estados Unidos
- País de Gales
Grupo C
- Argentina
- Arábia Saudita
- México
- Polônia
Grupo D
- França
- Austrália
- Dinamarca
- Tunísia
Grupo E
- Espanha
- Costa Rica
- Alemanha
- Japão
Grupo F
- Bélgica
- Canadá
- Marrocos
- Croácia
Grupo G
- Brasil
- Sérvia
- Suíça
- Camarões
Grupo H
- Portugal
- Gana
- Uruguai
- Coreia do Sul

Seleção Brasileira na Copa do Catar: os dias mais aguardados
Para se programar melhor, veja quais os dias e horários que o Brasil coloca seu time em campo para as disputas da Copa do Mundo. Confira o calendário:
- 24/11 (quinta-feira) – 16h – Brasil x Sérvia
- 28/11 (segunda-feira) – 13h – Brasil x Suíça
- 02/12 (sexta-feira) – 16h – Camarões x Brasil
- 05/12 (segunda-feira) – 16h – Possível oitavas de final
- 06/12 (terça-feira) – 16h – Possível oitavas de final
- 09/12 (sexta-feira) – 12h – Possível quartas de final
- 10/12 (sábado) – 12h – Possível quartas de final
- 13/12 (terça-feira) – 16h – Possível semifinal
- 14/12 (quarta-feira) – 16h- Possível semifinal
- 18/12 (domingo) 12h – Possível final
Novidades sobre a Copa do Mundo
O mascote da Copa do Mundo da Fifa Catar 2022 é o La’eeb, que significa “jogador super habilidoso” em árabe. Ele representa o lenço de cabeça masculino, tradicional do lugar, o Ghutra.
A Copa do Mundo da Fifa programada para 2026 conta com três países anfitriões diferentes: Canadá, Estados Unidos e México. A bola oficial no Catar ganhou o nome de “Al Rihla”, que significa “a jornada” em árabe. A bola foi desenvolvida para fazer trajetos de modo ainda mais veloz que as suas antecessoras.
Continua depois da publicidade
Os desenhos de Al Rihla traduzem a cultura local, como os barcos e a bandeira do país. Além disso, trata-se da primeira bola de um mundial a ser fabricada com materiais sustentáveis à base de água.
Os jogos do Catar serão realizados nos seguintes estádios:
- Estádio Internacional Khalifa: construído em Doha para a Copa de 2022. Capacidade: 45 mil torcedores.
- Estádio da Cidade da Educação: localizado em Al Rayyan, vizinho a Doha. Capacidade: 40 mil torcedores.
- Al Janoub: antigo Al Wakrah, de design moderno e curvilíneo, está situado em Al-Wakrah. Capacidade: 40 mil torcedores.
- Al Bayt: fica em Al Khor, também destinado à Copa do Catar. Capacidade: 60 mil torcedores.
- Al Thumama: localizado em Al Thumama. Capacidade: 40 mil torcedores.
- Estádio Nacional de Lusail: a 15 km de Doha, é considerado um dos mais importantes da competição. Isso porque vai ser sede da grande final, além da cerimônia de encerramento. Capacidade: 80 mil torcedores.
- Estádio do Porto de Doha (Ras Abu Aboud): construído à beira-mar a partir de contêineres reciclados. Capacidade: 40 mil torcedores. Esse estádio pode ser remontado em outro local. Isso por conta da sua estrutura modular em metal, além dos assentos removíveis.
- Estádio Al-Rayyan: no local havia o estádio Ahmed bin Ali que foi demolido para dar lugar a um espaço mais moderno para a Copa do Mundo. Capacidade: 40 mil pessoas.