Intolerância ao glúten, excesso de açúcar e alergia ao leite de vaca são algumas das possíveis causas da diarréia crônica em crianças e bebês – umas das enfermidades gastrointestinais que exigem mais cuidado, alerta o médico Mário C. Vieira, especialista em gastroenterologia pediátrica.
Continua depois da publicidade
– Ainda que não haja um limite preciso de duração que separe a diarreia aguda da crônica, entendemos que um episódio com duração superior a 14 dias é definido como diarreia persistente. A diarreia crônica é constatada quando sua duração ultrapassa 30 dias ou quando ocorrem mais de três episódios em um período de dois meses – explica o médico, que completa:
– A diarreia crônica, quando associada ao comprometimento nutricional, exige atenção, e o tratamento deve ser iniciado precocemente para prevenir complicações.
Segundo ele, em bebês de até seis meses, por exemplo, a origem pode estar associada a uma alergia provocada pela proteína do leite de vaca. Já para maiores de seis meses e pré-escolares, as causas podem estar ligadas à doença celíaca (intolerância ao glúten), erros alimentares, imunodeficiências, entre outras.
Continua depois da publicidade