Elis Regina é a trilha sonora da moça que lava o banheiro. Cazuza entra no repertório durante a limpeza da cozinha e, assim, o melhor da música brasileira entoa por toda a casa durante a faxina. Mas o som, suave e sensível, não vem do rádio ou de qualquer outro aparelho eletrônico. Quem canta é Polyana Reis, 38 anos, que ganha a vida como diarista em Florianópolis. Agora, ela não canta mais só entre as paredes das casas em que trabalha.
Continua depois da publicidade
Neste domingo, dia 5, ela irá fazer o show de lançamento de seu primeiro CD, Sonho de Menina, no palco do teatro Dionísio, nos Ingleses, às 19h.
— É a realização de um sonho, porque o que eu quero mesmo é viver de música e desse dom que Deus me deu.
Polyana Reis trabalha como faxineira em Floripa enquanto sonho de virar cantora não se torna uma realidade
Continua depois da publicidade
Ele colocou no Youtube e pouco tempo depois, um programa de TV aberta nacional se interessou por ela e a convidou para passar por uma transformação. Além do incentivo na carreira visto em todo o país, ela também teve os dentes, que antes eram motivo de baixa autoestima, tratados, assim como cabelo, pele, figurino, e R$ 15 mil, dinheiro que foi usado para pagar as despesas da gravação e produção do CD, agora lançado.
Origem humilde
Natural do Maranhão, Polyana mora há 11 anos na Capital catarinense. Veio para cá com um namorado e logo foi trabalhar como faxineira em uma casa de família, na Lagoa da Conceição. Volta e meia cantava em barzinhos na noite e frequentava karaokês, mas nada muito profissional.
Quando criança, sonhava em ser modelo e até ¿promovia¿ desfiles em casa. Mas isso logo passou quando ela percebeu que tinha o dom para a música.
Continua depois da publicidade
– Eu cantava em casa as músicas que meu pai ouvia, aí percebi que era bonito, que cantava bem – explicou, envergonhada por precisar deixar a modéstia de lado.
Polyana é uma pessoa simples que ainda não se acostumou a receber elogios. Questionada sobre o que pensa sobre a fama, ela diz que não quer ser celebridade, quer ¿só ser cantora¿. Com um talento natural, foi há pouco tempo que ensinaram a ela como cuidar da própria voz. A imagem é cuidadosamente trabalhada com cuidado pelos amigos, que acabaram virando patrocinadores nessa nova fase de sua vida.
Referências musicais
Influenciada por grandes nomes da MPB, ela tem como ídolos Elis Regina, que considera a melhor cantora de todos os tempos, e Djavan, porque já ficou horas ¿plantada¿ em frente à uma casa de show onde ele iria se apresentar só para vê-lo passar.Suas preferências são pelas músicas nacionais, porque estas ela ¿consegue sentir¿.
Continua depois da publicidade
– Cantar não é só falar as palavras e eu gosto de passar a emoção que tô sentindo através da minha voz – resume.
Quem quiser descobrir essa emoção, é só ir para os Ingleses neste domingo.
Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
SERVIÇO
O quê: Lançamento do CD de Polyana Reis
Quando: Domingo, 5 de junho, às 19h
Onde: Teatro Dionísio, anexo ao Colégio Santa Terezinha. Servidão Safira, 148, Ingleses, Florianópolis.
Agradecimentos
Salão Angels Hair Ingleses
D.A Store Moda Feminina
Wilian Farias (produtor)
Skarlett Leal (maquiadora)