As regras para o financiamento de material de construção com recursos do FGTS foram publicadas nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União. As medidas entram em vigor em novembro.
Continua depois da publicidade
O valor do financiamento poderá ser de até R$ 20 mil e a linha de crédito será de R$ 300 milhões ainda em 2012. A Região Sul receberá 11% do total de recursos. O objetivo do programa é usar recursos que as empresas depositam no FGTS para financiar materiais de construção com juros inferiores ao mercado.
Poderão solicitar empréstimo trabalhadores que tenham conta no FGTS há, no mínimo, três anos. Não há limite e nem piso de renda familiar exigida. Também pode ser usado para imóvel rural e urbano, tanto para construção, ampliação e reforma. A taxa de juros será de 8,5% ao ano, acrescidas da taxa de risco de crédito limitada a 0,8%.
O presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, explica que os clientes terão que solicitar o crédito à Caixa Econômica Federal.
– É importante que os interessados primeiro façam um levantamento de preços dos itens que procura para depois levar os valores à instituição financeira e obter os recursos – declarou.
Continua depois da publicidade