Qual o resultado de uma viagem de 15 dias pelos principais países da Europa? Para a maioria, centenas de fotos. Para um artista, cerca de 100 desenhos. No caso de Luciano Martins, a viagem proporcionou diversão, enriquecimento cultural e uma exposição de desenhos feitos à lápis, que abre hoje, às 14h, e segue em cartaz até 19 de março, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Batizada de Tour Europeu 2012, a mostra expõe figuras que representam a passagem do artista por Barcelona, Berlim, Paris e Praga, cidades onde encontram-se os melhores museus de arte do mundo. O artista produziu cerca de 100 desenhos, mas selecionou apenas 29 figuras para a exposição. As obras estarão à venda no local.
– São desenhos que vão mapeando os lugares que estive, como os museus do Louvre, d’Orsay, Rodin, Pompidou, Museu do Helmut Newton, do Franz Kafka e outros mais. São figuras relativamente simples, mas com uma profunda carga de vivência desses momentos tão especiais – destaca Martins.
A viagem pela Europa ocorreu entre os dias 23 de maio a 7 de junho do ano passado. Durante esse período, o artista relatou algumas experiências do passeio ao substituir o colunista do DC Sérgio da Costa Ramos. Na época, Martins havia sido convidado para ser colunista interino e, em sua primeira experiência como cronista, enviou seus relatos das cidades por onde passou.
Continua depois da publicidade
– Escrever para o DC foi uma grata surpresa. Impossível recusar este convite, mesmo estando do outro lado do oceano e de férias. A responsabilidade de assinar uma coluna era enorme, e a de substituir um grande escritor como o Sérgio, maior ainda. Mas eu estava em paz, fazendo uma das coisas que mais gosto, apenas escrevi o que estava desenhando – orgulha-se.
Europa com lápis e papel
A relação de Luciano Martins com a arte é antiga. Já na infância, criava e desenhava suas próprias histórias em quadrinhos. O artista começou como publicitário em Porto Alegre, cidade natal, onde recebeu diversos prêmios.
Radicado em Florianópolis desde 1994, iniciou sua carreira nas artes plásticas. Em 1997, realizou sua primeira exposição e, desde então, não parou. Foram mais de 70 mostras em diversos países do mundo, incluindo Argentina, Estados Unidos, França, Itália e Portugal. O artista também dá sua assinatura em cenários de novelas e programas da Rede Globo.
Continua depois da publicidade
Ao DC, Luciano fala sobre a exposição Tour Europe 2012 que abre hoje, na Capital, e segue até 19 de março.
Como nasceu a ideia da mostra?
Luciano Martins – A ideia nasceu antes mesmo da viagem, saí do Brasil pensando em fazer uma exposição chamada “Paris no Guardanapo”, que seriam desenhos feitos nos guardanapos dos próprios cafés. Mas já no primeiro, vi que não daria muito certo e passei a desenhar no meu scrapbook.
O que esses desenhos têm em comum?
Luciano – Elas tem em comum a minha paixão pela arte e seus “templos”. São desenhos relativamente simples, mas com uma profunda carga de vivência desses momentos tão especiais.
Continua depois da publicidade
Qual o diferencial dessa exposição em relação as outras que você realizou (foram mais de 70 mostras)?
Luciano – Ela é diferente porque são desenhos à lápis. O meu público está acostumado a ver minha obra com uma carga pictórica intensa e em formatos grandes. Desta vez, as obras serão pequenas, pois precisavam caber no meu bolso. Mas não se preocupem, meu bolso era grande! (risos)
A expectativa aumenta quando se busca inovar?
Luciano – Apesar de já ter exposto várias vezes, é sempre grande a expectativa para cada nova exposição. E claro, por se tratar da primeira mostra em desenhos, a ansiedade é um pouco maior. ?
Continua depois da publicidade
Agende-se:
O quê: Exposição Tour Europe 2012
Quando: começa hoje, às 14h, e vai até o dia 19 de março (aberta diariamente das 14h às 20h.)
Onde: Galeria Luciano Martins (Avenida Afonso Delambert Neto, 664, loja 2, Lagoa da Conceição, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.lucianomartins.com.br ou (48) 3232-0823