O rio começa a subir novamente devido à forte chuva durante a madrugada. Às 4h, o nível chega a 5,05 metros. A tranquilidade dos moradores dá espaço à preocupação. Aos poucos, as gotas de chuva são mais intensas e frequentes.

Continua depois da publicidade

Às 15h, é dado o alerta: o Rio Itajaí-Açu marca 6,40 metros no Centro de Blumenau. Será uma nova cheia? A cada hora que passa, o rio sobe 10 centímetros. Ruas centrais, como a Floriano Peixoto, voltam a ficar alagadas. Os semblantes de quem passa nas ruas expressam temor.

A chuva assusta, indicando que a situação pode se agravar. Na Rodovia Guilherme Jensen, uma barreira de 200 metros cai, obrigando as pessoas a passarem por um desvio na Vila Itoupava. A chuva continua a cair durante o dia. Representantes dos municípios vizinhos de Blumenau estão na cidade para informar os governantes sobre prejuízos causados pela enchente e decidir se há condições de ajudar os municípios vizinhos.

A partir de hoje, as pessoas que tiveram as casas atingidas têm acesso ao resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quando o dia termina, à meia-noite, o rio atinge a marca de 7,30 metros.

Continua depois da publicidade