A reportagem Sobreviventes de Si Mesmos, do Diário Catarinense, foi vencedora do 3º Prêmio da Associação Brasileira de Psiquiatria de Jornalismo na categoria online. A matéria especial multimídia contou a história de superação de catarinenses após tentativas de suicídio.
Continua depois da publicidade
O prêmio e troféu foram entregues hoje, em São Paulo, para a repórter Karine Wenzel durante a cerimônia de abertura do 34º Congresso Brasileiro de Psiquiatria.
O Prêmio ABP de Jornalismo tem por objetivo reconhecer o trabalho de jornalistas que se empenham em transmitir informações corretas à população sobre as doenças mentais, a dependência química e a psiquiatria. A premiação recebeu mais de 120 inscrições nas categorias impresso, online, rádio e televisão, de veículos de todas as regiões do país.
Na reportagem publicada pelo Diário Catarinense em 26 de setembro de 2015, a professora de português Elaine Rodrigues, o aposentado Valci Fernandes e a dona de casa Mariza Molinari detalham o drama e angústia pelos quais passaram ao tentar suicídio para mostrar como foi possível reunir forças para superar o problema e ajudar os outros.
Continua depois da publicidade
Os textos são de Karine Wenzel e Emerson Gasperin, imagens de Marco Favero, com edição de Cristian Weiss e Julia Pitthan e design de Karina Silveira.
Confira o especial clicando aqui ou na imagem abaixo:

CONHEÇA OS PREMIADOS
Categoria impresso: ¿Prevenção ao Suicídio: Redescobrindo a Vida¿ – Thais de Brito, Jornal O Povo (CE)
Categoria Online: ¿Sobreviventes de si mesmos¿ – Karine Wenzel, Diário Catarinense (SC)
Rádio: ¿Humanamente¿ – Inês de Castro, Band News FM (MG)
Televisão: ¿Depressão, a dor da alma¿ – Flávia Peixoto Cardoso, TV Brasil (DF)
Categoria Hors Concours: Programa Bem-Estar, Rede Globo