O DC traz encartado na edição desta sexta-feira o caderno Diário das Crianças Catarinenses, uma publicação especial em comemoração do Dia das Crianças. O caderno de oito páginas é composto por textos e desenhos produzidos por eles. O material foi selecionado por meio de um concurso cultural, que recebeu cerca de 300 inscrições de cidades de todas as regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

Os participantes escolheram no site do concurso reportagens que foram publicadas ao longo do ano. O texto selecionado pelo participante serviu de referência para a produção de uma nova redação ou desenho, que deveria trazer uma nova versão para a história ou a avaliação do concorrente sobre o assunto.

O concurso foi dividido em quatro categorias: 6-7 anos (desenho), 8-9 anos (texto), 10-11 anos (texto) e 12-14 anos (texto). Foram premiados os três primeiros colocados em cada faixa-etária, num total de 12.

Clique na imagem para ampliar

Continua depois da publicidade

As inscrições podiam ser feita de foram individual (pela própria criança ou pais), mas a grande maioria ocorreu por meio das escolas. As instituições aproveitaram o concurso para desenvolver uma atividade diferente e bastante participativa em sala de aula. A iniciativa foi elogiada pelos professores:

– Foi uma excelente oportunidade para trabalhar o texto. Eu expliquei que, como seria lido por outras pessoas, teria que ser entendido. Então, os alunos teriam que empregar as normas gramaticais e ter letra legível. É bem isso que queremos repassar no terceiro ano – conta a professora Marise Lacerda, do Colégio Jardim Anchieta, de Florianópolis.

Para a professora Kátia Mallu, da Escola Alternativa, em Bento do Sul, o concurso motivou os estudantes a participar e a ter interesse por notícias.

Continua depois da publicidade

– Eles discutiram as reportagens. Foi bem interessante – conta.

A supervisora pedagógica do Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul, Angela Fronza dos Santos, observa que atividades como a do concurso são um estímulo para os alunos, que têm o esforço reconhecido.

O primeiro colocado de cada faixa recebeu um prêmio educativo. De 6 a 7 anos ganhou Sid, o Cientista (três DVDs da série infantil que promove a exploração e o descobrimento, estimulando às crianças a pensarem. Brinde: Jogo da Memória + Cartela de Adesivos). De 8 a 9 anos, o prêmio é o Dinotrem (três DVDs do desenho, mais brinde especial: ovo de dinossauro que cresce na água).

Já nas faixas de 10 a 11 e de 12 a 14, a premiação é a Coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos (10 livros com versões de obras clássicas de autores brasileiros em formato de história em quadrinhos. Todos os 12 classificados também ganharam assinaturas temporárias do DC (entre dois e seis meses).

Continua depois da publicidade

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais do DC, sendo três jornalistas e dois com atuação na área de educação.