
Um criminoso está utilizando o nome do Diário Catarinense (DC) – assim como de uma ex-repórter – para aliciar usuários de YouTube e Instagram. O golpe acontece há meses e funciona da seguinte forma: usando o nome de Yasmin Fiorini – que não é a ex-repórter da NSC, Yasmine Fiorini – e o email yasmin.fiorini@hotmail.com, o criminoso entra em contato com as vítimas, sondando para a participação em uma matéria do veículo.
Continua depois da publicidade
A vítima, lisonjeada, não desconfia e clica em um link, onde preenche um “questionário”. Aí, tem os dados expostos, comprometendo as redes sociais e dados pessoais. A partir daí, o golpista tem acesso a fotos e passa a chantagear a vítima. Preferencialmente, são escolhidas mulheres com muitos seguidores.
A verdadeira repórter, também vítima, Yasmine Fiorini, já registrou o caso na polícia. E o Diário Catarinense também está tomando as providências legais. A busca por personagens para matérias é constante no trabalho jornalístico. Mas aqui vão algumas dicas de segurança:
– O DC não entra em contato fornecendo hotmails, gmails ou outros domínios. Todos os nossos profissionais usam e-mails @somosnsc.com.br.
– O DC, AN, Santa, ou qualquer outro veículo da NSC, não pedem o preenchimento de questionários, nem mandam links para serem clicados.
Continua depois da publicidade
– Todos os nossos profissionais assinam matérias. Confira se o nome está correto. Faça uma pesquisa no Google em caso de dúvida.
– Caso seja procurado para alguma matéria, faça uma checagem via e-mail leitor.nsc@somosnsc.com.br, através do telefone 48-32162500 ou via nossas redes sociais, no Facebook ou Instagram.