O maior jornal em circulação do Grupo RBS no estado de Santa Catarina chegará aos leitores de cara nova a partir deste domingo, 2 de setembro. O Diário Catarinense foi redesenhado e passou por diversas mudanças em sua estrutura e conteúdo. Diferentes áreas do DC participaram deste planejamento de reformulação do jornal, a fim de oferecer aos leitores e ao mercado um produto ainda mais qualificado e interativo.
Continua depois da publicidade
Veja as principais mudanças e dê a sua opinião
– O jornal abrirá mais janelas para conversar com os leitores. As mudanças têm o objetivo de fortalecer o vínculo entre público e colunistas – explica o diretor de Redação de Jornais SC do Grupo RBS, Ricardo Stefanelli.
Segundo ele, as alterações também apresentam atrativos importantes para o mercado com novas possibilidades de formatos publicitários e mais espaços nos colunistas, um sonho de consumo dos anunciantes.
Mais espaço e novos colunistas
Continua depois da publicidade
Quem folhear o jornal poderá perceber novidades logo nas primeiras páginas. O colunista Sérgio da Costa Ramos assumirá a página 2, no lugar de Ancelmo Gois, que migra para o final da edição. A coluna Visor, de Rafael Martini, passa a ocupar também toda a página 3. Já o jornalista político Moacir Pereira deixa a página 3 para assumir uma página inteira, na qual abordará, principalmente, a política catarinense – mas também economia, cultura, turismo e todos os outros assuntos relacionados ao Estado.
Os leitores de Esportes contarão diariamente com mais dois colunistas, além do tradicional Roberto Alves: Marcos Castiel e Rodrigo Faraco, dois conhecidos comentaristas do Estado, ganham espaços diários no novo DC.
Os três se somam ao matemático e professor Kmarão, que traz informações e estatísticas de mundo dos esportes de seu blog para o impresso. Ainda no Esporte, uma nova página intitulada Os Passionais reunirá textos que traduzem a paixão de cinco torcedores dos principais times catarinenses: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville (JEC).
A irreverente coluna de Cacau Menezes abrirá ainda mais espaço para as notícias quentes de Florianópolis e região. As duas páginas finais do Diário Catarinense passam a ser ocupadas pela coluna de Cacau, que fecha a edição com novidades da Ilha.
Continua depois da publicidade
Outra novidade é a participação do artista plástico catarinense Juarez Machado nas edições dominicais. Reconhecido por prêmios internacionais, o artista natural de Joinville compartilhará com os leitores do Diário Catarinense uma nova faceta de seu trabalho: textos e fotografias. Juarez tem câmeras fotográficas instaladas nas janelas de seus ateliês no Rio de Janeiro, em Joinville e Paris. As cenas captadas por estas máquinas darão origens a textos inéditos que serão publicados semanalmente no jornal, a partir deste domingo.
Para debater o comportamento de motoristas e pedestres, a coluna Trânsito 24h também ganha mais espaço de segunda a sábado. A página, produzida por Lívia Andrade e Mariana Paniz, conta com a participação diária dos leitores, que poderão opinar e dar sugestões sobre a postura de quem dirige e de quem caminha e sobre assuntos relacionados à mobilidade em Santa Catarina.
O DC terá apenas um editorial por dia que dará prioridade aos assuntos de relevância estadual. A seção de artigos cresce e amplia espaço para colaboradores de Santa Catarina. A página dos leitores ganhará espaço nobre na paginação, ao lado dos Editoriais, assim como uma editoria específica. Já o Obituário e Loterias ocuparão uma única página.
O que muda nos cadernos do DC
As mudanças se iniciaram no domingo passado, quando o caderno Donna deu lugar a uma revista e a um site redesenhado, com transformações gráficas e editoriais. O papel couchê na capa e contracapa, por exemplo, conferiu modernidade e mais qualidade de imagem à publicação. A revista ampliou espaço dos colunistas e contempla comportamento, moda e beleza de maneira versátil e com foco em questões da atualidade.
Continua depois da publicidade
Outra novidade importante nasce na quarta-feira, 12 de setembro: o caderno Casa Nova será relançado – e agora com periodicidade semanal. O suplemento, antes vinculado à área Comercial, passou por uma revisão completa de layout e ganhará também sua própria seção no site do DC.
Os classificados do Diário Catarinense também passarão por mudanças. A partir do dia 16 de setembro, eles aparecerão de cara nova, com mais espaços editoriais e totalmente conectados com a plataforma digital Pense.
O DC passou por diversas transformações ao longo de seus 26 anos de existência. Conquistou importantes premiações, recebeu reformulações gráficas, tudo para acompanhar o ritmo veloz e as últimas tendências da informação no mundo. Hoje, o jornal chega diariamente a 265 municípios em SC e outras cinco capitais brasileiras.
Lançado em 5 de maio de 1986, em Florianópolis, o Diário Catarinense foi o primeiro jornal informatizado da América Latina e também o primeiro do Estado a ter uma redação online. O diario.com.br recebe mensalmente mais de 3 milhões de visitas, registrando mais de 9 milhões de páginas acessadas.
Continua depois da publicidade