O sábado em Auckland já era uma celebração do amor dos neozelandeses pelos esportes náuticos. Milhares de pessoas lotaram a Vila da Regata para acompanhar a In Port Race, prova disputada à tarde (noite de sexta-feira no Brasil), na Baía de Waitemata.
Continua depois da publicidade
E para delírio geral, a regata foi vencida pelo barco Camper/Emirates, representante da Nova Zelândia na Volvo Ocean Race (tem patrocínio espanhol e árabe, mas foi projetado e construído aqui em Auckland). Com sobras, o time do capitão Cris Nicholson cruzou a linha à frente do norte-americano Puma, com direito a muita festa em terra de integrantes da equipe e dos torcedores. E pode hastear no mastro a bandeira verde, de vencedor da regata de porto da quinta etapa da volta ao mundo.
A terceira posição ficou com o francês Groupama. O Sanya, vencedor da regata de demonstração (Pro Am) no dia anterior, foi o quarto, e o Abu Dhabi cruzou a linha em quinto. Líder da Volvo Race na classificação geral, o barco espanhol Telefónica, que tem o brasileiro Joca Signorini na equipe, fechou uma estada ruim na Oceania com a última colocação.
Neste domingo, os barcos largam às 14h locais (22h de sábado no Brasil) para a sexta etapa, a mais longa da competição. Serão mais de 13 mil quilômetros de ventos fortes e perigos no Pacífico Sul até a chegada a Itajaí, programada para a partir de 4 de abril.
Continua depois da publicidade
Classificação
1 – Telefónica (ESP) 122 pontos
2 – Groupama (FRA) 107
3 – Camper (NZL) 104
4 – Puma (EUA) 83
5 – Abu Dhabi (EAU) 55
6 – Sanya (CHI) 25