Diante de mais de 2,7 mil torcedores, o Joinville conseguiu manter a invencibilidade dentro da Arena Joinville no primeiro turno do Campeonato Catarinense. O resultado veio após o empate em 1 a 1 com a equipe do Tubarão, em jogo realizado na tarde deste domingo (18) pela nona rodada do estadual.
Continua depois da publicidade
Com um primeiro tempo de poucas criações para os dois lados, a equipe joinvilense precisou administrar a partida com um jogador a menos por mais da metade do jogo. Madson foi expulso depois de dois cartões amarelos e não joga a próxima partida da equipe, contra o Brusque, no domingo (25).
Mesmo em baixa no número de jogadores, o JEC conseguiu abrir o marcador, de pênalti, com o artilheiro Rafael Grampola, aos 21 minutos do segundo tempo. Porém, cinco minutos depois sofreu o empate com um gol de Matheus Barbosa, que chutou livre de dentro da área.
Com este empate, o JEC permanece na quarta colocação do Catarinense, com 13 pontos, sendo quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. O Tubarão, por sua vez, tem nove. A liderança do estadual é do Figueirense, com 21 pontos em nove jogos.
DETALHES DO JOGO
Continua depois da publicidade
Em um primeiro tempo morno, Joinville e Tubarão pouco criaram e nenhum dos lados deu trabalho para os goleiros Matheus, do tricolor, e Belliato, do Peixe. A primeira chance de gol ocorreu somente aos quatro minutos de jogo, vinda de uma jogada do atacante Batista do Tubarão. O jogador ficou cara a cara com o goleiro do JEC, bateu cruzado, mas a bola foi desviada para a linha de fundo.
Nos minutos seguintes as duas equipes pouco atacaram e, enquanto o time do Sul investia na troca de passes, o Joinville tentava lançamentos diretos. A tática, no entanto, acabou enfraquecendo as atuações de Murilo Rangel (que saiu vaiado de campo) e Grampola, que depois se redimiu fazendo o gol tricolor.
Rangel, nas poucas contribuições no primeiro tempo chegou a chutar ao gol aos 17 minutos, mas o lançamento acabou defendido sem sustos pelo goleiro adversário. Uma nova chance para o JEC abrir o placar surgiu aos 26 minutos, de bola parada, depois de uma falta provocada pelo lateral direito Marcos Vinicius. Foi dele o primeiro cartão amarelo do jogo, no mesmo lance. A equipe joinvilense desperdiçou a chance e teve a jogada neutralizada pela zaga do Tubarão.
Aos 30 minutos foi a vez de Madson receber cartão amarelo, seu terceiro no campeonato. Nove minutos depois ele voltou a provocar falta e acabou expulso da partida, deixando o Joinville com um jogador a menos no confronto. Com a expulsão, Madson deve cumprir suspensão no jogo do próximo domingo (25) contra o Brusque. Ele também já entra em campo pendurado no jogo seguinte com o Avaí.
Continua depois da publicidade
Após ficar com dez jogadores contra onze do Tubarão, o Joinville conseguiu segurar o placar e chegou perto do gol nos acréscimos da etapa inicial. Aos 46 minutos Rafael Grampola foi desarmado dentro da área por Willian Mineiro e os torcedores reclamaram de pênalti. A penalidade não foi anotada pela arbitragem de Célio Amorim.
Caminho para os gols
Já a segunda etapa começou com o Joinville levando maior perigo para o campo do adversário. A pressão veio com dois escanteios seguidos, mas sem conversão ao gol. A essa altura, o Tubarão fez o que o JEC fazia na etapa anterior e investiu, também sem sucesso, nos lançamentos diretos. Com o jogo mais corrido de ambos os lados, as duas equipes buscaram mais o caminho do gol e a presença na grande área.
Aos cinco minutos a primeira grande chance do Joinville no segundo tempo quase partiu dos pés de Rafael Grampola, que tentou chutar a bola dentro da pequena área, mas acertou Willian Mineiro. O capitão Jaílton, do Tubarão, acabou se estranhando com o atacante do JEC e os dois protagonizaram uma pequena confusão, rendendo cartão amarelo para os dois.
Passados cerca de seis minutos, o artilheiro do JEC voltou a ficar de frente para o gol após receber ótimo passe de Elias. Em posse da bola ele conseguiu driblar dois zagueiros e o goleiro do Tubarão, mas acabou derrubado por Belliato. Pênalti marcado, gol convertido pelo atacante aos 21 minutos, deixando o tricolor a frente no marcador. 1 X 0 Joinville.
Continua depois da publicidade
Sem se abater, o Tubarão mostrou reação e quase chegou ao empate aos 24 minutos em um lance iniciado por Marcos Vinicius e Lázio. O problema aconteceu na finalização da jogada, quando os companheiros de equipe Batista e Daniel se esbarraram no momento de finalizar para o gol.
Porém, dois minutos depois, aos 26′, a bola voltou a sobrar para o Tubarão dentro da área. O empate veio de Matheus Barbosa, que livre acertou a bola nas redes. 1 X 1.
A pressão da equipe sulista permaneceu forte. Batista quase virou aos 28 minutos e Everton também fez boa finalização aos 32′, de fora da área. Já aos 35′ o goleiro do JEC salvou o gol novamente, desta vez em uma jogada de Daniel Costa. Em contrapartida, nos cinco minutos finais o Joinville tomou a frente das jogadas e permaneceu no campo de ataque com pelo menos três boas chances de aumentar o placar. Nenhuma das equipes conseguiu chegar a vitória.