O representante das Nações Unidas no Brasil Jorge Chediek está em Santa Catarina nesta quinta-feira, dia 23 de abril, para falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Diálogos pela Sustentabilidade” é o nome do evento, que é realizado em três momentos, tendo como focos governo, empresas juventude e sociedade civil. A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho é uma das organizadoras do evento.

Continua depois da publicidade

Às 9h30min o representante da ONU Jorge Chediek participou de audiência na Casa d’Agronômica com o governador Raimundo Colombo para integrar a agenda do estado aos ODS. À tarde, das 13h30min às 17h, conversa com o setor empresarial, no auditório da Tractebel Energia, sobre padrões de produção e consumo. À noite, das 18h30min às 21h, tem encontro marcado com a juventude e sociedade civil no Auditório da Pós-Gradução do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo este evento aberto à comunidade.

No dia 24, a Oficial de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Ieva Lazareviciute fará apresentação na oficina de formação técnica voltado às Mulheres do Projeto Economia Solidária, na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), em São José.

O “Diálogos pela Sustentabilidade” é realização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) e Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Continua depois da publicidade

– O objetivo desse evento é ampliar o comprometimento das empresas, governos, legislativo, juventude e sociedade civil com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer o Movimento Nós Podemos Santa Catarina – explica o Secretário Executivo Adjunto do MNCS, Odilon Faccio.

Projetando o futuro

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, contando com o envolvimento do governo, empresas e sociedade civil organizada em prol dos mesmos objetivos.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são:

– ODM 1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome

– ODM 2 – Atingir o ensino básico universal

– ODM 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher

– ODM 4 – Reduzir a mortalidade infantil

– ODM 5 – Melhorar a saúde materna

– ODM 6 – Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças

– ODM 7 – Garantir a sustentabilidade ambiental

– ODM 8 – Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Os ODS serão ratificados em Assembleia das Nações Unidas em setembro deste ano, e passarão a vigorar a partir de janeiro de 2016. São 17 novos objetivos e 169 indicadores.

Continua depois da publicidade

Veja os 17 ODS propostos:

ODS1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

ODS2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável;

ODS3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

ODS4. Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;

ODS5. Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

ODS6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;

ODS7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos;

ODS8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;

Continua depois da publicidade

ODS9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;

ODS10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles;

ODS11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

ODS12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis;

ODS13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;*

*Reconhecendo que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC) é o principal fórum internacional e intergovernamental para negociar a resposta global à mudança do clima.

ODS14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

Continua depois da publicidade

ODS15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade;

ODS16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

ODS17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Continua depois da publicidade

Movimento “Nós Podemos Santa Catarina”

O Movimento Nós Podemos Santa Catarina é um movimento apartidário, ecumênico e voluntário, formado por mais de 170 organizações dos três setores, com o objetivo de mobilizar a sociedade catarinense para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Serviço

O quê: “Diálogos pela Sustentabilidade”.

Quem: O representante das Nações Unidas no Brasil Jorge Chediek estará em Santa Catarina para falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Quando: Dia 23 de abril (quinta-feira).

Onde: Florianópolis (SC). Casa d’Agronômica (9h30min) Auditório da Tractebel Energia S.A (13h30min às 17h), Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina e Auditório da Pós-Gradução do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC (18h30min às 21h).

Continua depois da publicidade

Como: Realização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Por quê: Para ampliar o comprometimento das empresas, governos, legislativo, juventude e sociedade civil com os ODM/ODS e fortalecer o Movimento Nós Podemos Santa Catarina.