O calor é especialmente prejudicial para pessoas com problemas nos rins, no coração, diabéticos e hipertensos. A afirmação é do médico infectologista Luiz Gustavo Escada, que participou de um chat nesta segunda-feira e esclareceu dúvidas aos internautas sobre os problemas mais graves que o calor pode provocar.

Continua depois da publicidade

Nas últimas semanas, Santa Catarina registrou recordes históricos de altas temperaturas no Estado.

O especialista alertou no bate-papo sobre as consequências do forte calor no corpo humano, como perda de apetite, cansaço, tontura, desidratação e até, em casos extremos, a hipertermia – elevação em excesso da temperatura corporal.

Ele explica que a hipertermia pode prejudicar o funcionamento do sistema nervoso, cardiovascular e renal. Abaixar a temperatura corporal com banhos frios é a primeira medida indicada pelo especialista para evitá-la.

Crianças e idosos têm maior facilidade para perder líquidos, segundo o médico. É preciso compensar essa perda com a ingestão de muita água e tentar se manter em locais frescos, como sombras. O médico orienta ainda aos pais deixarem as crianças em repousos com mais frequência, se possível.

Continua depois da publicidade

Escada lembra ainda que, ao usar ar condicionado, é preciso beber muito líquido para evitar que a garganta e vias aéreas fiquem ressecadas.

Sobre a sonolência que pode afetar as pessoas em altas temperaturas, o médico explica que o calor excessivo leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos na pele e na musculatura. Assim, o sistema nervoso central recebe menos sangue, o que provoca o sono.

Confira todo o bate-papo no link abaixo.