Segundo o Ministério da Saúde, 5,8% dos brasileiros com 18 anos ou mais – o que equivale a 7,6 milhões de pessoas – têm diabetes tipo 2. Outros 2,4 milhões sofrem de diabetes tipo 1. Juntos, portanto, são 10 milhões com a doença.

Continua depois da publicidade

– Diabetes é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue estão mais altos do que o normal, fator que se persistir pode levar a infarto, derrame, doenças nos rins, danos aos nervos e perda de visão. O tipo 2 é a mais comum. O controle não é tão difícil quanto muitas pessoas imaginam – explica o médico Nulvio Lermen Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, somente no Brasil são 500 novos casos por dia. Nulvio explica que a alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância são medidas fundamentais na prevenção da doença.

– Há alguns anos o fator genético era supervalorizado. Hoje sabemos que a adoção de hábitos de vida saudáveis e a manutenção de um peso adequado são preponderantes para definir o desenvolvimento ou não na doença – diz.

Continua depois da publicidade

Entre as recomendações está um dieta balanceada, com preferência para saladas, vegetais, cereais integrais, peixe e feijão. Por outro lado, deve-se evitar açúcar branco ou mel.

– Prevenir o diabetes é simples e faz parte do atendimento de um médico de família e comunidade, pois esse profissional acompanha o paciente como um todo. Por isso, pode orientar e também identificar a doença desde o início – diz.

Saiba mais:

::: Tipo 1

Geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle.

::: Tipo 2

É o tipo mais frequente de diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade.

::: Diabetes gestacional

Aparece com mais frequência em gestantes com mais de 30 anos, que têm histórico da doença na família, são obesas ou aumentaram muito de peso, entre outros fatores.

Continua depois da publicidade