A manhã desta terça-feira foi de muito trabalho nos bairros América, Saguaçu e Vila Nova, nas zonas Oeste e Norte de Joinville.

Continua depois da publicidade

Equipes da Celesc, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, da Secretaria do Meio Ambiente e da Defesa Civil trabalharam para reestabelecer a rotina nas regiões mais afetadas pelo vendaval que durou entre 30 e 40 minutos no fim da tarde de segunda-feira.

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

No bairro Saguaçu, um dos mais atingidos, o telhado da Igreja Batista Nacional ficou completamente destruído, junto com a estrutura metálica de uma quadra de esportes, que fica ao lado do templo, na rua Dona Francisca.

Continua depois da publicidade

Segundo o pastor Jorge Manuel Mundiendil, o prejuízo total ainda precisa ser calculado, mas uma estimativa já aponta para mais de R$ 100 mil com a estrutura e todo o equipamento de som da igreja.

– Só posso dizer que Deus cuidou da gente. Não havia culto na hora. A rua estava com o trânsito parado e havia muitos carros estacionados em volta da igreja. Se a estrutura tivesse caído para o lado da rua, teria acertado a rede elétrica e os veículos. E, certamente, haveria pessoas mortas.

Uma equipe também passou a manhã trabalhando na organização da Casa Geraldo, na rua João Colin. O vento destruiu completamente a vitrine com vidros de mais de um centímetro de espessura. Também foram destruídos vários objetos da loja.

Continua depois da publicidade

Foram registradas destelhamentos, quedas de árvores, muros e barreiras. Uma escola teve parte do telhado arrancado pelo vento.

A nova ponte na Estrada Blumenau, na região rural do Vila Nova, teve toda a sua cobertura arremessada dentro do rio.

A cobertura de uma assistência para carros desabou no bairro América, destruindo pelo menos cinco veículos que estavam no local.

Continua depois da publicidade

Previsão do tempo

Temporais de verão como o que ocorreu na tarde desta segunda-feira podem ocorrer nos próximos dias, em pontos isolados da cidade.

Segundo o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalscki, Santa Catarina está sob a influência de uma massa de ar quente e úmido que intensifica a formação de nuvens. Essas nuvens trazem pancadas de chuva com chance de temporais isolados.

– Chamo atenção que isoladamente há chance de temporais, com rajadas de vento e descargas elétricas.

Continua depois da publicidade

A quarta-feira vai começar com algumas nuvens sobre o Estado, mas com boas chances de um dia ensolarado e pancadas de chuva no fim da tarde ou início da noite.