Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Fusca. Não foi exatamente nesse dia que o mais popular carro brasileiro saiu pela primeira vez da linha de montagem A primeira “fornada” foi em 3 de janeiro de 1959. Já a celebração do dia ocorre desde 1989, por iniciativa do Fusca Clube do Brasil e da própria Volkswagen.
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O Fusca iniciou as operações no Brasil em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e sua com produção nacional seria apenas a partir de 3 de janeiro de 1959, na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Confira mais detalhes da história do Fusca
- 1959: O primeiro Fusca brasileiro tinha motor 1.200, com 54% de peças e componentes nacionais;
- 1959 a 1996: O Volkswagen Sedan foi sempre equipado com diferentes versões do motor quatro-cilindros, refrigerado a ar. O câmbio foi sempre manual de quatro marchas e a tração, traseira;
- 1967: O motor passou de 1.200 cm³ para 1.300 cm³, com 45 cv brutos;
- 1970: Introdução da versão de 1.500 cm³, com 52 cv brutos e uma bitola traseira 62 mm maior, alterando o porte do modelo e rendendo o apelido de “Fuscão”;
- 1974: Lançamento da versão de 1.600 cm³ com dupla carburação, que rendia 65 cv brutos. Essa mudança também trouxe um aumento na bitola dianteira, um para-brisa maior, sistema de ventilação interna e pisca-alerta;
- 1977: Coluna de direção bipartida, duplo circuito de freios independentes e comando do limpador de para-brisa na coluna de direção.
- 1979: Volante de polipropileno texturizado e lanternas traseiras grandes e arredondadas, apelidadas de “Fafá”.
- 1983: Aquecimento interno e ignição eletrônica. Do original Volkswagen Sedan, o nome foi oficialmente substituído por Fusca;
- 1984: O modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600.
- 1985: O Fusca receberia a versão 1.600 movida a etanol;
- 1986: A produção é encerrada. A Volkswagen perdia competitividade com a concorrência mais moderna e suas vendas estavam em declínio;
- 1993: A fabricação do Fusca é retomada, como forma de incentivar a produção de um modelo popular;
- 1996: Fim de linha. A Volks decide encerrar de vez a produção do Fusca no Brasil.
Ao longo de toda a sua história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil. Até hoje, estima-se que 1,7 milhão de unidades do modelo circulem no país.
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Garagem VW e Certificado de Veículos Clássicos
A Volkswagen do Brasil preserva o legado do Fusca e orgulha-se de manter três preciosas unidades em sua Garagem VW (espaço na fábrica Anchieta onde guarda clássicos). Veja os detalhes de cada uma.
A mais antiga é do Fusca 1986: na cor vermelho Fênix metálica, tem motor 1.600 cm³ a álcool e transmissão de quatro marchas. Possui lanternas traseiras “fumê” (com máscara negra), bancos são os mesmos das unidades Gol dá época, motor de 1.600 cm³ a álcool e apenas 352 quilômetros percorridos.
Já o Fusca 1993, ou Fusca Itamar, prata Lunar, tem motor 1.600 cm³ a álcool e tanquinho de gasolina. O hodômetro marca apenas 352 quilômetros rodados. Possui algumas particularidades, como lanternas traseiras “fumê” e por dentro os bancos são os mesmos das unidades Gol dá época, assim como seu volante.
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O terceiro, convertido para conversível pela Sulam, é um modelo branco Geada 1996, capota preta, motor 1600 cm³ a gasolina, com motor injetado para o mercado mexicano.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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