Foi sancionado na última quinta-feira (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a lei 14.759 que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo território nacional. Continue a leitura para entender como a adição deste feriado vai modificar o calendário nacional em 2024.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Antes da lei de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ser aprovada, apenas os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro decretavam feriado no país. Com a nova data, o Brasil passa a ter 10 feriados nacionais.
Em 2024, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, vai cair numa quarta-feira.
Continua depois da publicidade
O que é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
O dia 20 de novembro homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que foi morto por bandeirantes no mesmo dia, no ano de 1695.
O dia de sua morte foi descoberto por historiadores no início da década de 1970, e motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, a elegerem a figura de Zumbi como símbolo de luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.
Feriados Prolongados 2024
Em 2024, a nova data não na lista de feriados prolongados, que seguem sendo três: Dia da Confraternização Universal (1 de janeiro, segunda), Paixão de Cristo (29 de março, sexta) e Proclamação da República (15 de novembro, também sexta).
Continua depois da publicidade
Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil
Como ter mais dinheiro ou aquela dúvida sobre suplementos? Tire dúvidas com as Dicas NSC, do Hora.
Leia também
Quais são os menores e maiores países do mundo?