Com o tema “Pratique o bem, doe sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) comemora nesta sexta-feira, 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir o fator RhD. Além disso, no ano de 2015, o Ministério da Saúde instituiu a Campanha do Junho Vermelho, com o objetivo de incentivar as doações voluntárias de sangue no Brasil.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Antônio Jacob Backes, coordenador no Hemocentro Regional de Lages, há 29 anos, conta que convencer as pessoas da importância de ser um doador de sangue é um processo lento.

Mais de 500 garrafas de vinhos importadas ilegalmente da Argentina são apreendidas em SC

— Vivemos diariamente aquela situação de água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Temos programas e uma equipe especial que leva a mensagem de conscientização e da importância deste ato em palestras, empresas, instituições, eventos, dentro das escolas e universidades — explica ele.

Continua depois da publicidade

Jacob afirma, ainda, que as pessoas precisam entender a essencialidade deste ato, porque não existe um substituto para o sangue.

— Ele é único. Não tem um produto no mercado, não existe um produto farmacêutico, não existe um produto médico que exerça a função no corpo humano que o sangue exerce. É aí que mora a essencialidade da doação de sangue — completa.

Serraria é flagrada com toras de madeira ilegal na Serra de SC

Sobre a adesão da doação de sangue na cidade, ele comenta que existe uma sazonalidade.

— Aqui em Lages e na região, a gente tem durante o ano meses de alta e meses de baixa, seja por vários motivos. Entre eles está janeiro, mês de férias escolares, onde muita gente vai viajar, e também, o período de início do inverno. Frio, resfriados e vacinas. Nestes dois exemplos, temos uma baixa no número de doações — conta Jacob.

Sobre o estoque atual de sangue, ele explica que o sinal atual é o amarelo com relação aos tipos A positivo, O positivo e O negativo.

Continua depois da publicidade

— Esta situação ocorre porque os tipos A e O positivo, principalmente, são aqueles onde temos a maior porcentagem de pessoas que utilizam esse sangue — informou.

Tragédia em Lages: homem morre após cair de parapente durante voo

O coordenador conta que Lages tem 25.700 doadores cadastrados.

— Porém o Hemocentro tem abrangência em toda a região da Amures, inclusive em algumas cidades da região do Alto Vale, como Pouso Redondo, Taió, Rio do Campo e Salete. Então, quando computamos esses municípios todos e mais a região da Amures, o número sobe para 42.000 cadastros — explica ele.

Jacob afirma que o cenário ideal sempre é aumentar não só o número de doadores, mas principalmente fidelizar esse doador. Segundo ele, o doador fidelizado já conhece o processo e cuida da saúde.

— Quando vai chegando próximo da data de doação, essas pessoas se cuidam mais. Elas têm consciência que uma gripe, uma medicação esteja tomando, pode afetar ou pode tornar ela inapta na doação de sangue. Por isso digo que fidelizar é a grande mágica de tudo. Mas estamos no caminho. Os dados comprovam que aumentamos de quinhentos a mil doadores por ano no nosso hemocentro — completa.

Continua depois da publicidade

Professora gaúcha sofre acidente de bicicleta na Serra do Rio do Rastro e fica em estado grave

Gesto solidário

Segundo a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, doar sangue é um gesto solidário e generoso de amor ao próximo.

— O tema “Pratique o bem, doe sangue” foi definido com o intuito de conscientizar as pessoas sobre boas práticas de saúde, entre elas, a doação de sangue. Em ano de Olimpíadas, queremos fazer essa relação, chamando nossos atletas catarinenses para dar o exemplo e incentivar a doação de sangue e a prática de esportes entre todos — afirma a diretora.

Uma amostra da adesão a esta campanha aconteceu em Lages, quando colaboradores do Banco da Família e atletas do Time de Futsal Leoas da Serra e Lages Futsal, registraram suas doações em fotos para incentivar a população.

— Essa estratégia de comunicação visa ampliar o alcance da mensagem e sensibilizar mais empresas, atletas e pessoas sobre a importância de doar sangue, especialmente nesse período mais frio, quando os estoques reduzem — explica Isabel Baggio, Presidente do Banca da Família.

Continua depois da publicidade

O Hemocentro de Lages funciona de segunda a sexta-feira a partir das 8h, e nos segundos sábados de todo mês. No site do HEMOSC você encontra as principais informações sobre os requisitos para a doação, locais e horários de atendimento para que sejam realizados os agendamentos.

Veja abaixo os contatos do Hemosc em cidades de SC

  • HEMOSC Lages – (49) 3289-7011
  • HEMOSC Blumenau – (47) 3222-9800
  • HEMOSC Criciúma – (48) 3444-7410
  • HEMOSC Chapecó – (49) 3700-6401/ 6410
  • HEMOSC Florianópolis – (48) 3251-9712 ou 3251-9758
  • HEMOSC Jaraguá do Sul – (47) 3055-0454
  • HEMOSC Joaçaba – (49) 3527-2219
  • HEMOSC Joinville – (47) 3305-7524/7514
  • HEMOSC Tubarão – (48) 3444-7410/7414

Veja fotos da ação de doação de sangue

Leia mais

Conheça as Realezas do Baile de São João do CTG Minuano Catarinense, em São Joaquim