A data de 24 de junho é conhecida como o Dia Mundial do Disco Voador. Ela surgiu em homenagem à primeira suposta aparição de Objeto Voador Não Identificado (Óvni) nos Estados Unidos em 1947. Em Santa Catarina, não é incomum relatos de extraterrestres que costumam despertar a atenção da população. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O caso mais recente aconteceu em fevereiro deste ano quando o Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina (GPU-SC) recebeu relatos de um suposto óvni luminoso e de formato esférico avistado no céu de Florianópolis. O grupo atua desde 2013 no Sul do Brasil e recebe, em média, 80 novos relatos a cada mês.

“Também tivemos no começo de fevereiro o avistamento de luzes estranhas na região de Chapecó, no Oeste do Estado. Segundo testemunhas, eram três luzes de coloração vermelha e azul que se deslocavam rápido no céu e faziam curvas de 90° graus em alta velocidade. Depois subiram em direção ao céu até desaparecer “, diz o texto divulgado pelo GPU-SC.

O Litoral Norte de Santa Catarina também é famoso por relatos de aparições de extraterrestres. De acordo com a GPU-SC, o mais recente aconteceu em Itapema, no fim de janeiro. Na ocasião, uma família olhava para o céu quando, supostamente, observou “um objeto de forma triangular e totalmente preto com apenas três luzes na parte de baixo, sendo uma em cada ponta do triângulo”. 

Continua depois da publicidade

A GPU-SC diz que o ovni seguia do sul para o norte e não emitia qualquer tipo de barulho. Ainda em janeiro, houve relatos de supostos óvnis esféricos em Joinville, São Francisco do Sul e Itapoá. 

Casos em no Oeste de SC

O município de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, registra, desde 2008, o surgimento de agroglifos, grandes desenhos com formas geométricas feitos em plantações. O primeiro caso aconteceu na pequena comunidade de Toldo Velho, onde círculos com 19 metros de diâmetro apareceram a uma distância de 25 metros de uma estrada.

Desenhos misteriosos surgem em plantação de trigo no Oeste de SC

2009: a figura tinha 44 metros de comprimento.

2010: círculos foram encontrados nas lavouras do município.

2011: vários círculos de 1,5m até 24m apareceram em plantações de trigo. Neste ano, houve o surgimento de um novo desenho: ele tinha o formato de fechadura.

• 2012: surgimento de um círculo central de 40 metros interligado por trinta círculos menores de aproximadamente 3 metros. No dia seguinte outro agroglifo surgiu, só que na Inglaterra.

Continua depois da publicidade

• 2013: dois novos agroglifos são encontrados em locais diferentes.

• 2014: pela primeira vez, os agroglifos têm mais de 100 metros de diâmetro.

• 2015: as marcas misteriosas aparecem em uma propriedade da localidade da Linha Vista Alegre e foram registradas por uma produtora de filmes de Florianópolis que estava na região para gravar um documentário sobre agroglifos.

• 2016: os desenhos apareceram mais uma vez, porém o dono da propriedade onde foram localizados afirma se tratar de uma brincadeira de colegas. Já o ufólogo Ademar José Gevaerd foi até o local para analisar o caso, pois as primeiras imagens revelaram a mesma perfeição simétrica dos outros registros.

• 2017: o município de Bom Jesus, que fica na mesma região de Ipuaçu, recebeu as marcas misteriosas, que têm mais de 20m de diâmetro.

• 2020: um círculo de aproximadamente 50 metros de diâmetro foi feito em uma plantação de trigo, a cerca de 500m de uma estrada de chão.

Continua depois da publicidade

O surgimento dos agroglifos em Ipuaçu, independentemente do ano, é precedido por alguns fatos em comum: acontecem entre os meses de outubro e novembro, luzes estranhas aparecem no céu da região em dias anteriores ao fato e não há ocorrência de barulho durante a madrugada que antecede a manhã dos primeiros avistamentos.

Por causa das marcas misteriosas, Ipuaçu ficou conhecida como a capital nacional dos agroglifos.

Veja as fotos

O que dizem os especialistas?

O pesquisador Luiz Prestes Junior, do GPU-SC, destaca que os óvnis avistados têm como característica, de modo geral, quatro pontos iluminados — um em cada extremidade e outro no centro.

Segundo os relatos, as testemunhas costumam ver luzes triangulares que sobrevoam cidades entre Balneário Camboriú e Curitiba (PR), passando por Barra Velha, Itapoá, Joinville, Piçarras e Guaratuba (PR).

Continua depois da publicidade

Relembre os relatos de aparições e sinais de ETs em Santa Catarina

Em 2019, uma testemunha, que pediu para não ser identificada, notou a presença de um suposto objeto voador não identificado triangular que estava sobrevoando o mar da Praia Brava, em Itajaí, ao anoitecer.

As luzes seriam um tipo de propulsão, permitindo que a estrutura se desloque em alta velocidade. Seria a explicação para os aparecimentos e desaparecimentos que ocorrem rapidamente.

Luiz explica que os objetos recebem o nome de Triângulos Voadores e que aparecem entre às 21h e 1h. Quando eles surgem, equipamentos eletrônicos e de comunicação sofrem interferência ― o que justifica a dificuldade de produzir fotos e vídeos.

Grupo estuda “triângulos vermelhos” no céu de SC

Leia mais

Discos voadores em estádios: casos de aparições durante jogos de futebol

O que é agroglifo, desenho misterioso que surgiu em plantação de SC

VÍDEO: Luzes aparecem no céu de SC e pilotos ficam intrigados durante voo