O Dia Mundial da Visão é comemorado neste dia 8 de outubro, e a Associação Catarinense de Ofatomologia lança uma campanha de conscientização para a saúde dos olhos. O presidente da entidade, João Artur Etz Jr., em entrevista ao Notícia na Manhã, falou sobre a periodicidade em que as pessoas devem buscar um profissional, já que a prevenção é um grande remédio.
Continua depois da publicidade
– Pacientes precisam fazer consulta, é raro ter um glaucoma em criança, mas a triagem começa desde criança. Se eu tenho um paciente com pai e mãe míope eu tenho que acompanhar desde os seis anos de idade. Agora, se eu não tenho histórico familiar de doença vai consultar na idade pré-escolar, depois na adolescência, depois dos 35 uma vez por ano, depois dos 40 mais de uma vez por ano, o segredo é a conscientização – conta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 5 segundos uma pessoa perde a visão, e as pessoas cegas ultrapassam as 39 milhões no planeta. No Brasil, mais da metade dos casos de cegueira se devem a falta de diagnóstico e de tratamento adequado.
A prevenção começa desde o teste do olhinho, vai para a idade pré-escolar e para o resto da vida. Diagnósticos precoces são tratamentos mais fáceis e mais eficazes que conseguem evitar a cegueira
Ouça a entrevista completa
Continua depois da publicidade