Eles têm pelo menos 655 olhares diferentes sobre o mesmo tema e, mesmo assim, se entendem em sua paixão. Os fotógrafos de Joinville e região comemoram neste domingo uma data criada há 63 anos.
Continua depois da publicidade
Ela foi criada para marcar o centenário da invenção do processo que possibilitou a eles que se encontrassem e vivenciassem, juntos, os momentos de registrar o mundo. No Dia Internacional da Fotografia, em19 de agosto, eles comemoram do jeito que sabem fazer melhor: sairão em grupo para fotografar Campo Alegre.
A data foi oficializada no centenário da patente do daguerreótipo, método que deu início ao processo fotográfico como ele é conhecido hoje – os estudos sobre a capacidade de reproduzir a realidade já existem desde o século 16 – e é também o dia de celebrar o fotógrafo.
Para os joinvilenses que compõem o grupo “Photo Santa Catarina”, coordenado pelo fotógrafo paulista radicado em Joinville, Junior Coradi, este é mais um dia com a oportunidade para sair a campo e fotografar. As saídas fotográficas, nas quais se reúnem até 20 fotógrafos de uma só vez para visitar o mesmo cenário e retratá-lo, começou há um ano, com a criação de um grupo no site Facebook.
Continua depois da publicidade
– É uma forma de promover a interação entre os fotógrafos para trocarem experiências e dividir informações, ajudando quem precisa – conta Roberto Borba.
O grupo é formado por profissionais e amadores que construíram laços de amizade nesse período, entre reuniões para viajar e compartilhamento de imagens na rede social.
– É legal porque percebemos que, mesmo indo aos mesmos lugares, as fotos saem bem diferentes. Assim conhecemos o olhar de cada um – afirma Andressa Nass, entre os benefícios que os outros membros enumeram como interação, motivação e segurança ao sair em conjunto.
Continua depois da publicidade
– Os equipamentos são muito caros, então, é perigoso ser assaltado. Sempre tomamos cuidado para que as pessoas andem juntas nessas viagens – diz Glauber Ronsani.
Os lugares catarinenses são escolhidos em votações no site e já levaram os apaixonados pela imagem para Camboriú, São Francisco e Pomerode. Todos os encontros são abertos para a comunidade mas, para entrar no grupo no Facebook, o membro precisa ser convidado – e pode viver em qualquer lugar do mundo, não só em Santa Catarina.
Os fãs da fotografia também podem conferir os registros do fotógrafo Fábio Schramm, que expõe suas fotos até 22 de agosto, na Megastore da Livrarias Curitiba no Shopping Mueller. Fábio apresenta na segunda-feira, às 19h30, uma palestra sobre fotografia, na qual aborda a história e técnicas mais utilizadas pelos profissionais. Schramm é graduado em design visual gráfico pela Univille (Universidade da Região de Joinville) e instrutor de fotografia básica e avançada do Conservatório Belas Artes de Joinville desde 2010.
Continua depois da publicidade
Após a palestra serão sorteados uma bolsa de estudos para o primeiro módulo do curso de Fotografia Digital Básica do Conservatório Belas Artes, um violão e descontos na mensalidade dos cursos de música, teatro e artes. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidos diretamente no conservatório pelo telefone (47) 3026-1816.
AGENDE-SE
O QUÊ: Exposição “Dia Mundial da Fotografia”
ONDE: Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville (Rua Visconde de Taunay, 235, terceiro piso, Centro).
QUANDO: até 22 de agosto, das 10 às 22 horas.
QUANTO: gratuito.
INFORMAÇÕES: (47) 3145-2600
O QUÊ: Palestra sobre fotografia (história e técnicas) com Fábio Schramm
QUANDO: 20/08, às 19h30
ONDE: Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville (Rua Visconde de Taunay, 235, terceiro piso, Centro).
Continua depois da publicidade
QUANTO: gratuito.
INFORMAÇÕES: (47) 3145-2600