Considerada a ciência mais antiga do mundo, a astronomia estuda os fenômenos que ocorrem no universo e a formação dos planetas e dos corpos celestes, como estrelas. Para quem buscar admirar o céu e aprender mais sobre essa ciência, celebrada no Dia Mundial da Astronomia, nesta segunda-feira (8), Santa Catarina conta com três planetários fixos, em diferentes regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Apesar de não existir um documento oficial que oficializa a data, o dia 8 de abril é adotado por diversos países para homenagear a astronomia. No Brasil, a ciência também é celebrada no dia 2 de novembro, considerado o Dia Nacional da Astronomia, por conta do aniversário de Dom Pedro II. Ele era um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira.
Os 3 planetários catarinenses
Planetário Digital UDESC Oeste – Pinhalzinho
A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) conta com um planetário digital na cidade de Pinhalzinho, no Oeste do Estado. Com uma cúpula de nove metros de diâmetro e capacidade para 56 pessoas, foi o segundo planetário fixo de Santa Catarina.
O projeto foi implementado em 2022, em uma parceria da Udesc com a prefeitura de Pinhalzinho, a Associação Apontador de Estrelas e a bancada do oeste da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O espaço conta com um projetor digital Fulldome Optima 4k e recebe grupos específicos de estudantes e professores, e também a comunidade em geral.
Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis
O Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fica localizado em Florianópolis e tem capacidade para 38 pessoas. Com seis metros de diâmetro da cúpula, o local recebe observações agendadas, observações semanais abertas e ainda observações de fenômenos astronômicos, como eclipses lunares e solares e trânsitos de planetas.
Todas as quartas-feiras, se o céu estiver pelo menos parcialmente aberto, ocorrem as observações abertas ao público, que são gratuitas. Elas acontecem a partir do anoitecer até às 22h. Tanto as sessões abertas quanto as agendadas acontecem somente se as condições do tempo forem favoráveis naquele dia.
Planetário do Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² – Criciúma
No Sul do Estado, a cidade de Criciúma ganhou um planetário fixo em 2023. A estrutura fica no Parque Astrônomico Albert Einstein E=mc², possui uma cúpula com 11 metros de diâmetro e capacidade para 65 pessoas.
Continua depois da publicidade
O parque municipal foi inaugurado em alusão ao aniversário de 143 anos da cidade, e conta dom diversos elementos relacionados ao estudo da ciência. A cúpula do planetário é inspirada no planeta Marte, o Planeta Vermelho.
Planetários móveis e cursos de Astronomia
Além dos três planetários fixos, a Associação Brasileira de Planetários listou ainda alguns planetários móveis, com estruturas que são montadas e desmontadas e em eventos, com menor capacidade.
Em Santa Catarina, há diferentes cursos de astronomia, de curta duração e caráter introdutório. O Grupo de Estudos de Astronomia da UFSC, junto a equipe do Planetário, oferece dois cursos por ano à comunidade.
As formações tem duração de duas semanas, e geram certificação. No momento, as inscrições estão abertas para o Curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar/2024, que acontece entre os dias 6 e 17 de maio.
Continua depois da publicidade
A Univille também conta com um curso de qualificação profissional com os principais conceitos de Astronomia e Astrofísica, que não está com inscrições abertas no momento. A Udesc costuma oferecer formações de astronomia para professores, mas também não abriu as inscrições para este ano.
A Uniasselvi possui um curso livre e online de Astronomia, de curta duração, para quem busca se aprofundar no tema. As inscrições estão abertas.
Veja fotos dos planetários catarinenses
Leia também
Eclipse solar: tudo que você precisa saber sobre fenômeno que acontece nesta segunda