Você está se sentido um tanto triste nesta segunda? Segundo um psicólogo britânico, isso seria apenas uma consequência do efeito “Blue Monday”, o dia mais triste do ano. O estudo do pesquisador, entretanto, não tem base científica e não passaria de uma ação de marketing, de acordo com o jornal The Guardian.

Continua depois da publicidade

O pesquisador Cliff Arnall, ex-acadêmico da Universidade de Cardiff, no País de Gales, divulgou em 2005 uma fórmula para calcular a “segunda-feira deprê”. O dia 20 de janeiro seria resultado de um cálculo que inclui as dívidas acumuladas no final de ano, o tempo ruim, o retorno ao trabalho depois das férias, volta às aulas das crianças, o fracasso das resoluções de final de ano e o dia da semana.

Segundo o The Guardian, o famoso “Blue Monday” é um mito criado por uma empresa de turismo. A pesquisa do psicólogo foi feita por encomenda do anunciante e não foi publicada em nenhum veículo acadêmico. A estratégia da empresa seria estimular os clientes a viajar para espantar a tristeza.

Segundo a equação do psicólogo, a segunda-feira mais triste do ano seria normalmente na última semana cheia do mês de janeiro.

A fórmula de Arnall também calcula o dia mais feliz do ano: a última sexta feira do mês de junho. Fatores como o bom tempo (junho marca o início do verão europeu) e a chegada das férias, que aumentam as atividades ao ar livre e a exposição ao sol, explicariam a data. Seguindo a “previsão” do psicólogo, neste ano o dia 27 de junho deveria ser o mais feliz para os britânicos.

Continua depois da publicidade