É celebrado neste sábado (13) o Dia Internacional do Beijo, data que marca um dos gestos mais intensos dos seres humanos, seja entre casais para celebrar o amor, ou entre amigos e familiares como forma de carinho.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total 

Muitos casais costumam comemorar a data e, às vezes, até os solteiros marcam encontros para que o dia não passe em branco. Em Florianópolis, vários cantos da Ilha da Magia são indicados para que o passeio seja ainda mais romântico, confira abaixo a lista de sugestões.

Horóscopo semanal: previsão dos signos de 15 a 21 de abril de 2024

Santo Antônio de Lisboa

Considerado um bairro histórico e turístico de Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa possui uma das vistas panorâmicas para a Baía Norte mais bonitas da Ilha de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Com diversas opções de restaurantes voltados para a gastronomia açoriana ou as famosas ostras e frutos do mar da região, os espaços possuem decks de madeira e mesas de praia para contemplação da paisagem.

4 dicas para conhecer as maravilhas do arquipélago de Tonga

Sendo considerado um ótimo lugar para curtir a tarde, o pôr do sol de Santo Antônio de Lisboa é considerado o mais bonito da Ilha e pode ser visto em diversas estações do ano. Tudo isso forma um dos cenários mais românticos da capital catarinense.

Tour pela Ilha do Campeche

Muito procurado por turistas, o passeio na Ilha do Campeche, um dos lugares mais paradisíacos de Florianópolis, pode proporcionar um ótimo encontro para quem curte bastante a natureza. Para chegar até lá, o acesso é feito de barco, saindo pela Praia da Armação e da Praia do Campeche ou escuna, a partir da Barra da Lagoa.

Com sua água cristalina, o Caribe Catarinense, como passou a ser chamado, é tombado como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico e permite que o visitante mergulhe na história do local por meio das trilhas guiadas para explorar o local. A Ilha conta com um restaurante que serve de frutos do mar a pratos com opções de carne vermelha.

Continua depois da publicidade

3 pontos turísticos de tirar o fôlego para curtir na cidade de Sintra

Um ótimo lugar para conhecer mais da natureza e história de Santa Catarina e celebrar de forma romântica o Dia Internacional do Beijo.

Ponte Hercílio Luz

Para quem curte um encontro mais urbano, a Ponte Hercílio Luz, localizada no Centro de Florianópolis, é uma ótima pedida para comemorar o Dia Internacional do Beijo. Com um mirante que permite belíssimas fotos e uma ótima vista para a Beira-Mar Norte e Beira-Mar continental, o lugar lembra os famosos filmes hollywoodianos de romance em que os casais costumam se encontrar.

O espaço possui um bar próximo à cabeceira da ponte na parte insular, onde lanches, bebidas e pratos são servidos, sendo um local bastante indicado para um encontro, com uma bela vista para a ponte. Nos fins de semana, o trânsito de veículos nela é fechado, permitindo aos pedestres passear por sua extensão.

6 dicas para acertar na maquiagem para o seu casamento

O local foi inaugurado em 1926 e já foi a maior suspensão pênsil do mundo, com seus 821 metros de comprimento. Foi construída em homenagem ao ex-governador do Estado, Hercílio Luz, e durante décadas foi a única via de acesso entre o continente e a Ilha de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Ribeirão da Ilha

Outro lugar muito conhecido pelo seu cenário e ótima gastronomia é Ribeirão da Ilha, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Um dos bairros mais antigos e charmosos de Florianópolis, o local é conhecido pelo cultivo de ostras.

Devido a sua distância do centro da cidade, Ribeirão da Ilha conseguiu manter a essência e costumes dos açorianos, um dos primeiros povos a chegar por ali. Passear pelo bairro é como fazer uma viagem no tempo e na história, se tornando um ótimo passeio a dois para celebrar o dia do beijo.

Passeios de barco

Um passeio de barco também é uma boa opção a dois em Florianópolis, afinal, grande parte da cidade é uma Ilha. Existem várias ofertas que podem ser encontradas em diversas praias e também negociadas no centro da cidade.

Alguns desses passeios chegam a ter seis horas de duração, com embarcações que oferecem de drinques a refeições. Um dos passeios mais conhecidos é o trajeto que começa na Lagoa da Conceição e passa por vários locais pitorescos, com paradas para mergulho e um bom cardápio em restaurantes durante o roteiro.

Continua depois da publicidade

Como surgiu o dia do beijo

Existem diversas histórias sobre a origem do dia do beijo, mas uma se tornou bastante famosa em todo o mundo para justificar a celebração da data no dia 13 de abril. A história teria surgido no século 19, em uma vila pequena na Itália. Lá morava um rapaz chamado Enrique Porchelo, que além de ser conhecido por seu charme, ficou famoso por ter beijado praticamente todas as mulheres de sua comuna.

As histórias acabaram sendo repassadas na região e o homem ganhou a fama de beijoqueiro. Sem gostar dessa história, um padre da mesma comuna, cansado dos burburinhos, anunciou um prêmio para a primeira jovem que afirmasse que não tinha sido beijada por Porchelo.

Segundo a lenda, nenhuma mulher apareceu e o tesouro acabou se perdendo em algum lugar na Itália.

Veja fotos dos lugares indicados

Leia mais

Ilha do Campeche: tudo o que você precisa saber para visitar o “Caribe Catarinense”

Turnê nacional de 30 anos da Companhia de Dança Deborah Colker chega ao Sul do Brasil