A terça-feira foi de recuperação de estragos causados pela chuva de granizo que ocorreu no fim da tarde de segunda na região de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. Em Guaramirim, os bombeiros registraram 30 atendimentos a moradores que tiveram as casas atingidas pelo fenômeno.

Continua depois da publicidade

A maioria das ocorrências aconteceram nos bairros Ponta Comprida, Rio Branco e Vila Caroline. Até a tarde desta terça, a Defesa Civil do município não tinha concluído o levantamento dos prejuízos.

A chuva também causou estragos em Jaraguá do Sul e Massaranduba, mas não foram registrados deslizamentos. Na casa do empresário Vilmar Junkes, 53 anos, também no bairro Ponta Comprida, em Guaramirim, o rancho de ferramentas ficou esburacado. Ele ficou surpreso com o tamanho das pedras.

– Elas eram grandes, com mais de seis centímetros. Nunca vi pedras desse tamanho – comenta Junkes, que guardou 25 pedras no freezer para mostrar aos familiares.

Continua depois da publicidade

Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil registrou 12 casas parcialmente danificadas pelo granizo. O bairro mais atingido pelo granizo foi o Ilha da Figueira, com oito casos, mas também houve problemas no Rio Cerro, Vila Nova e Santo Antônio. O volume de chuva e a força do vento também surpreenderam os técnicos do órgão.

O órgão estava em alerta com a possibilidade de chover 120 milímetros em três dias, volume suficiente para causar problemas, mas choveu 72 mm em apenas uma noite quantia que equivaleria a dois dias de chuva. ?

Em Joinville, produtores rurais de Pirabeiraba foram os mais afetados pelas chuvas.