Após uma madrugada marcada por fortes rajadas de vento, a sexta-feira tem predomínio da instabilidade em Santa Catarina. A meteorologia não descarta chance de queda de granizo e de pancadas de chuva mais fortes entre as regiões Norte e Vale do Itajaí. Na Serra há possibilidade de chuva congelada. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o tempo pode melhorar um pouco durante à tarde na região Oeste.
Continua depois da publicidade
Segundo a Epagri/Ciram, a condição de tempo instável ocorre pela presença de um sistema de baixa pressão entre o Paraná e Santa Catarina, além do chamado “Jato Subtropical”, que são ventos fortes em altos níveis da atmosfera. Nas estações do Grupo RBS, a rajada mais forte registrada nesta sexta-feira foi de 53km/h.
As temperaturas ficam baixas nesta sexta-feira. Cidades do Planalto Sul devem registrar as menores marcas da tarde, ficando na casa dos 12°C. Em relação à máxima da tarde, o Litoral Norte deve marcar temperatura de 19ºC. No Oeste e Extremo-Oeste os termômetros chegam aos 18ºC. Já na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Meio-Oeste as temperaturas ficam em torno de 17°C.
Temperaturas por volta das 8h*:
Continua depois da publicidade
Florianópolis: 12,9ºC
Chapecó: 12°C
Blumenau: 15,8ºC
Joinville: 14,7ºC
Lages: 10,1ºC
Criciúma: 7,2ºC
(*Informações das estações meteorológicas do Grupo RBS)
Sábado e domingo com chance de chuva
De acordo com Puchalski, tanto o sábado, quanto o domingo devem ter a presença de nuvens em todas as cidades e ainda a possibilidade de chuva. A precipitação deve ser intercalada com períodos de melhoria e aberturas de sol no domingo.
– O frio estará presente, mas não tão intenso e concentrado entre o Oeste e a Serra. Nas demais regiões as temperaturas sobem um pouco na tarde de sábado – explica Puchalski.
Na noite de sábado para domingo o forte ar polar começará a trazer queda na temperatura em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Neve na segunda-feira?
Antes de responder sobre o questionamento de muita gente, Puchalski, esclarece: previsão de neve se faz com antecedência de 24 a 48h.
– Já falamos de domingo, mas os dados atualizados de hoje (sexta-feira) tiraram esta condição por falta de frio em altitude – disse.
O meteorologista explica, no entanto, que os mesmos dados aumentaram a chance de neve para segunda-feira, dia 22.
Continua depois da publicidade
– Agora é preciso acompanhar os próximos dias – ressaltou.
Clique na imagem e veja temperaturas em tempo real