Barba, cabelo e bigode. A expressão popular define um serviço que está em alta em Blumenau. A percepção é que a cada ano mais estabelecimentos voltados para a beleza masculina são abertos, em especial as barbearias, que atendem a demanda do homem que se preocupa mais com a aparência. A proximidade do Dia dos Pais impulsiona o mercado de produtos e serviços. O empresário Caio Marcelo Debossan frequenta há quase dois anos uma barbearia no Centro da cidade juntamente com os filhos e ambos mantêm o hábito de preocupação estética.
Continua depois da publicidade
– Antes frequentava estabelecimentos convencionais, mas o atendimento diferenciado que recebemos fez com que eu ficasse cliente. Com isso, indiquei para os meus filhos. Hoje, nós três viemos aqui, toda semana venho pra manter a aparência em dia – conta o empresário de 45 anos.
Debossan trabalha com comércio exterior e conta que na rotina de trabalho a boa aparência é essencial para os negócios.
– Atendo outros empresários e a apresentação deve estar sempre em dia. Meus filhos, assim como eu, sempre zelam pela boa aparência e se consideram vaidosos – completa o empresário.
O crescimento do setor voltado a produtos masculinos de beleza e estética no país é considerável. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) de 2017, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de produtos de beleza voltado aos homens. Conforme números da Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza em 80 países, o mercado brasileiro de cuidados pessoais para homens possui uma tendência de crescimento, que deve registrar alta de 7,1% ao ano até 2019. Mantendo esta crescente, o Brasil poderá se tornar o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$ 6,7 bilhões em vendas.
Continua depois da publicidade
Klaus Mottini, sócio proprietário de uma barbearia na região central de Blumenau, diz que a cada ano é perceptível um aumento na procura pelos serviços.
– Está muito em alta o cuidado da aparência masculina. Tivemos uma demanda bem alta em Blumenau, que trouxe um retorno muito grande. Em 2017, vimos um aumento de 8% no comparativo das vendas nos meses de julho para agosto. Esta tendência tem tudo para se repetir no mesmo período deste ano – afirma Mottini.
Alex Romualdo, 35 anos, é um dos que decidiu apostar no ramo da beleza masculina em Blumenau. Em março deste ano ele abriu uma barbearia na região Norte. O investimento tem dado retorno. Segundo o empresário, no último mês, o local registrou um aumento de 38% no número de clientes.
– A ideia é proporcionar um ambiente familiar para o cliente, não somente um espaço para cortar o cabelo e barba. O intuito é proporcionar um espaço de lazer para as pessoas que frequentam – completa o empreendedor.
Continua depois da publicidade
Itens de beleza como presente
Uma pesquisa feita pela Fecomércio-SC para o Dia dos Pais ouviu consumidores de sete cidades catarinenses em julho para mapear a intenção dos gastos na principal data do terceiro trimestre do ano. Em Blumenau, as compras com cosméticos e perfumaria ocupa o segundo lugar na intenção de presentes, com 13,3%, atrás apenas de vestuário, que tem 52,5%.
A esteticista Morgana Marcolino aponta que de dois anos para cá a procura masculina cresceu muito, principalmente na questão de emagrecimento. Diz, inclusive, que eles são os clientes mais fiéis.
– A procura de cuidar da saúde aumentou muito, o homem quer ter o corpo perfeito e acaba aderindo a questão de produtos, procedimentos e cosméticos para alcançar este objetivo – afirma a especialista.
A junção de serviços e produtos em um mesmo ambiente para contribuir com esta busca pela beleza do homem é a aposta de algumas barbearias, como a de Mottini. Além dos serviços de corte de barba e cabelo, muitos estabelecimentos vendem produtos de higiene e beleza, como óleos, shampoo, loção, cera e outros cosméticos.
Continua depois da publicidade