A transformação do papel paterno, que deixou de ser apenas o provedor da família para se tornar mais presente no convívio com os filhos, faz o Dia dos Pais crescer em importância no calendário do varejo.
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A data, hoje a quinta mais importante para as vendas no comércio, deve ganhar posições nos próximos anos.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, Gustavo Schifino, afirma que as vendas do Dia dos Pais têm apresentado crescimento superior em relação às demais datas. À frente, estão Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia da Criança.
– A tendência é que em três anos o Dia dos Pais seja a terceira principal data para o varejo. Os filhos estão mais interessados em presentear os pais – diz Schifino.
Conforme o dirigente, há seis anos as vendas do Dia das Mães eram 30% superiores ao movimento na data dos pais. Caso se confirme a pesquisa encomendada pela CDL e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), a diferença cairá para 9% em três anos.
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Outro fator que pode impulsionar as vendas é o avanço feminino no mercado de trabalho. A percepção no varejo é que as mulheres passaram a ser responsáveis pelo pagamento da maior fatia das compras. Antes, grande parte do dinheiro saía do bolso dos próprios homens.
Para a psicanalista e orientadora financeira Márcia Tolotti, é possível relacionar o papel mais ativo dos pais com uma propensão maior a presentear.