Vinte e uma empresas brasileiras estão participando de um experimento que propõe aos funcionários uma semana de trabalho de quatro dias, com três dias de descanso, mantendo o mesmo salário. As informações são do g1.

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Após três meses de preparação, o estudo entrou na fase de testes em janeiro deste ano. Desde então, as empresas participantes observaram melhorias no comportamento e na produtividade dos funcionários.

O projeto piloto é uma iniciativa da “4 Day Week Brazil”, em parceria com a “4 Day Week Global”, uma organização sem fins lucrativos que realiza pesquisas sobre trabalho em todo o mundo. A iniciativa teve início na Nova Zelândia em 2019 e ganhou impulso durante a pandemia.

Melhorias constatadas

O balanço parcial constatou que 61,5% das companhias notaram avanço na execução de projetos. E em 58,5%, se obteve mais criatividade na realização das atividades.

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As melhorias também foram sentidas fora do ambiente de trabalho. Cerca de 58% dos funcionários beneficiados afirmam que passaram a conciliar melhor a vida pessoal e a profissional após o projeto.

A pesquisa revelou ainda um aumento de 78% na disposição para momentos de lazer. Além disso, 50% reduziram os sintomas de insônia; 62,7%, o estresse no trabalho, enquanto 64,9% não se sentem desgastados no final do dia. Outros 56,5% não estão frustrados como antigamente.

Vale destacar que, para a conclusão deste primeiro relatório, foram coletadas 205 respostas durante o mês de abril, o que representa 71% dos participantes que responderam ao questionário.

O que dizem as empresas que participaram

Atualmente, 21 empresas entre cinco e 250 colaboradores estão participando do experimento, localizadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). Mais de 70% delas estão testando a semana de 4 dias com todos os funcionários, enquanto o restante decidiu selecionar apenas um departamento para iniciar o experimento.

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O Hospital Indianópolis ingressou no projeto com seus funcionários da área administrativa e decidiu começar a redução de jornada há mais de seis meses, bem antes das demais empresas do projeto. O diretor Eduardo Hagiwara afirmou ter percebido algumas mudanças.

Para Simone Cyrineu, diretora da produtora de vídeo Thanks for Sharing, outra empresa participante do projeto, a ideia é justamente essa: que o dia de folga seja usado para descanso, hobbies e projetos pessoais, mas também para resolver pendências pessoais. Outra percepção da diretora é que os funcionários estão bastante engajados em manter a produtividade.

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