Celebrado no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock é considerado um marco no cenário musical. Na data, em meados de 1985, importantes artistas e bandas do rock se reuniram em um grande festival, chamado ‘Live Aid’, em Londres, para arrecadar fundos para acabar com a fome na na Etiópia.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
Com shows transmitidos simultaneamente para Londres, Inglaterra e Filadélfia, nos Estados Unidos, o evento contou com a presença de David Bowie, Rolling Stones, Queen e U2. Então, na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins sugeriu que 13 de julho fosse comemorado o Dia Mundial do Rock.
Para celebrar o rock’n roll, que revolucionou a música e o comportamento da juventude durante metade do século XX, listamos 5 filmes e documentários sobre os maiores músicos e bandas. Confira!
1. Elvis (2022)

Com direção de Baz Luhrmann, a cinebiografia de Elvis Presley chega aos cinemas brasileiros em 14 de julho. A produção conta a história de vida de um dos maiores cantores de rock (interpretado por Austin Butler), como sua ascensão à fama e os conflitos com seu empresário controlador Tom Parker (Tom Hanks).
Continua depois da publicidade
Ambientada nos Estados Unidos, a obra apresenta a trajetória de mais de 20 anos, mostrando a perda da inocência de Elvis durante a sua carreira e o início de um romance com Priscilla Presley, musa inspiradora e uma de suas maiores paixões.
Onde assistir: Disponível somente nos cinemas.
2. Os Beatles: Get Back (2021)

Dirigido por Peter Jackson, o mesmo diretor da trilogia ‘O Senhor dos Anéis’, a série documental ‘The Beatles: Get Back’ narra o processo de gravação do álbum ‘Let it Be’, anteriormente denominado ‘Get Back’. Na obra, composta por um compilado de 60 horas de imagens nunca vistas, os fãs podem acompanhar o dia a dia da banda, observando o quarteto de amigos brincando, gravando e tentando acertar suas diferenças.
No premiado documentário, pelo ‘The American Cinema Editors’, ainda é possível assistir a última apresentação da banda de Liverpool, pela primeira vez na íntegra, que aconteceu no telhado de um prédio em Savile Row, em Londres.
Onde assistir: Disponível na plataforma de streaming Disney+.
> 4 filmes que estreiam no cinema em julho
3. Bohemian Rhapsody (2018)

Um dos filmes mais premiados no Oscar de 2019, ‘Bohemian Rhapsody’, música da banda Queen, que também dá nome ao filme, narra a história de Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros de banda: Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello).
Continua depois da publicidade
Na produção dirigida por Bryan Singer e Dexter Fletcher, o público assiste ao início da formação da banda de rock inglesa em 1970. Focado especialmente na trajetória de vida pessoal e profissional de Freddie Mercury, o filme relata desde a entrada do cantor como substituto na banda até o seu sucesso, excessos como líder e morte.
Onde assistir: Disponível na plataforma de streaming Netflix.
4. Raul – O Início, o Fim e o Meio (2012)

Dirigido por Walter Carvalho e premiado como melhor documentário pela 7º edição do prêmio de cinema nacional da revista Contigo!, a produção relata a trajetória de vida do cantor e ícone do rock Raul Seixas, um dos responsáveis por fazer o gênero musical popular no Brasil. Por meio de imagens raras e de depoimentos de familiares, filhas, ex-esposas, amigos e compositores, a obra mostra como um menino da Bahia conquistou milhares de fãs e se tornou um mito social.
Onde assistir: Disponível na plataforma de streaming Apple Tv.
5. Cazuza: O tempo não para (2004)

Premiado como melhor filme pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, ‘O tempo não para’ retrata a vida do cantor e compositor brasileiro Cazuza. Na produção cinematográfica, com direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho, o telespectador também acompanha o percurso profissional de Cazuza (Daniel de Oliveira) no início de sua carreira em 1981.
Na obra, ainda é possível ver o surgimento de sucessos do artista que retratavam muitos dos desejos de sua geração, além do período de carreira solo do cantor, mudanças de comportamento e a determinação de continuar produzindo e se apresentando mesmo após estar debilitado pelo vírus da Aids.
Continua depois da publicidade
Onde assistir: Disponível no HBO Max, Google Play Movies, Amazon Video e Apple iTunes.
*Por Vitoria Rondon
Leia também
Amazon Prime Video: confira 5 lançamentos de julho