O Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto em todo o país, é uma data dedicada a reconhecer a importância desses profissionais para a saúde mental e o bem-estar da sociedade. Quem já teve contato com estes profissionais ou busca conhecer mais sobre, pode depararar-se com diferentes atuações profissionais da psicologia. Afinal, a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, abrange diversas áreas de atuação, cada uma com suas especificidades e contribuições.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Então, como definir as oito especialidades de psicólogos que estão em atuação no país? Por determinação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), são oito áreas registradas e cada uma delas tem um campo de atuação específico. Nesta reportagem, vamos falar de forma abrangente de cada uma delas e ainda citar exemplos, de acordo com o órgão, dos segmento em que cada área pode contribuir.

Continua depois da publicidade

Saiba quais são os tipos de psicólogos no Brasil

*Fotos: Banco de imagens

Quais são as oito áreas de atuação da psicologia no país?

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) define oito grandes áreas de atuação para os psicólogos e descreve, em documentação oficial, como cada profissional pode executar a atividade. Além disso, a entidade estabelece também uma descrição para as atuações, com o objetivo de delimitar responsabilidades e indicar formas em que o psicólogo pode atuar.

Para citar os tipos de psicólogos e as áreas de atuação, consideramos o documento do Conselho e exemplos que estão descritos. Confira a seguir:

Continua depois da publicidade

Psicologia clínica

A psicologia clínica é uma das áreas mais conhecidas da psicologia, na qual profissionais atuam diretamente com pacientes em consultórios, clínicas, hospitais e também por meio de atendimento online. A psicologia clínica lida com diagnósticos e tratamentos de transtornos mentais, emocionais e comportamentais, como depressão, ansiedade, fobias e outros problemas psicológicos.

Através de diferentes abordagens psicoterapêuticas, essa área busca promover o autoconhecimento, a mudança de comportamentos e o bem-estar emocional dos pacientes. Exemplos de atuação incluem suporte a famílias, casais e crianças, tratando problemas emocionais e psicopedagógicos. Realiza terapia contínua para desenvolvimento pessoal, por exemplo, e além disso, prepara e acompanha pacientes em hospitais.

Psicologia do trânsito

A psicologia do trânsito atua na avaliação psicológica de condutores e candidatos à habilitação, com o objetivo de garantir a segurança no trânsito. Ou seja, quem já precisou emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), precisou da atuação do profissional para elaboração e correção do teste psicotécnico.

Continua depois da publicidade

Por isso, estes especialistas são responsáveis por realizar testes que avaliam a capacidade cognitiva, emocional e comportamental dos motoristas, identificando possíveis riscos à segurança viária. Além disso, a psicologia do trânsito pode atuar em campanhas educativas e programas de prevenção de acidentes.

Psicologia do trabalho

Segundo o CFP, a psicologia do trabalho, também conhecida como psicologia organizacional, atua dentro de empresas e organizações, focando na gestão de pessoas e na melhoria do ambiente de trabalho. Essa área é responsável por processos seletivos, treinamento e desenvolvimento de funcionários, avaliação de desempenho, e gestão de conflitos.

Psicologia educacional

Como o próprio nome já determina, a psicologia educacional atua em escolas e outras instituições de ensino, com o objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Nessa área, os profissionais trabalham com a prevenção e intervenção em dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e orientação vocacional.

Continua depois da publicidade

Além disso, a psicologia educacional colabora com professores e familiares, por exemplo, buscando criar um ambiente escolar saudável e propício ao aprendizado. Pode ainda participar do planejamento pedagógico, curricular e de políticas educacionais. Programas de orientação profissional também estão nesta área de atuação.

Psicologia jurídica

A psicologia jurídica atua na interface entre a psicologia e o direito, prestando assessoria em processos judiciais. Nessa área, os profissionais realizam avaliações psicológicas em casos de guarda de filhos, adoção, medidas socioeducativas, entre outros. Entre as atividades da psicologia jurídica está, por exemplo, a elaboração de laudos e pareceres que ajudam na tomada de decisões por parte de juízes e outras autoridades, garantindo que as questões emocionais e psicológicas sejam consideradas nos processos legais.

Psicologia do esporte

Em alta nos últimos anos, a psicologia do esporte trabalha com atletas e equipes esportivas, focando no desenvolvimento de habilidades mentais e emocionais que melhoram o desempenho esportivo. Nessa área, os profissionais auxiliam os atletas a lidarem com a pressão, a manterem a motivação, a superarem lesões e a desenvolverem estratégias mentais para alcançar o máximo de seu potencial. A psicologia do esporte é fundamental tanto em esportes amadores quanto em competições de alto rendimento.

Continua depois da publicidade

Recentemente, diversos atletas estão posicionando-se a favor da área, principalmente por ainda sofrer críticas por parte do segmento esportivo. Além disso, estudos científicos e o avanço destas pesquisas coloca o segmento cada vez com papel de destaque no esporte.

Psicologia social

Para quem não conhece a área, saiba que a psicologia social possui um papel fundamental na evolução da sociedade, e na construção de ambientos com menos desigualdades econômicas. O profissional atua em comunidades, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e projetos sociais, com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar coletivo.

Nessa área, os profissionais trabalham em parceria com outros especialistas, como assistentes sociais e educadores, desenvolvendo programas de inclusão social, prevenção à violência e fortalecimento dos vínculos comunitários. A psicologia social busca entender o impacto das desigualdades sociais, culturais e econômicas sobre a saúde mental e trabalhar para reduzir esses efeitos.

Continua depois da publicidade

Psicologia acadêmica ou professor de psicologia

A psicologia acadêmica é dedicada à formação de novos psicólogos, atuando em universidades e instituições de ensino superior. Nessa área, os profissionais ministram disciplinas teóricas e práticas, supervisionam estágios e desenvolvem pesquisas acadêmicas, contribuindo para o avanço do conhecimento na psicologia. A psicologia acadêmica é responsável por orientar estudantes em suas jornadas acadêmicas, ajudando-os a se tornarem profissionais capacitados e éticos.

Já por outro lado, a área também pode atuar em cursos de 2º grau, onde o professor seleciona e leciona conteúdos teórico-práticos de diversos campos da psicologia, alinhados aos objetivos do curso. Para atuar nessa área, é necessário ter, no mínimo, licenciatura em Psicologia.

Leia também

Entenda se o penteado “clean girl” pode causar calvície em mulheres

Saiba se seu carro possui defeito no airbag com risco mortal

VMAs 2024: Quais são os indicados de cada categoria do prêmio da MTV