A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador Dom Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, em 1948, Antonieta de Barros, como deputada, propôs a lei que passou a comemorar o Dia do Professor no Estado, em 15 de outubro. A lei, homologada pelo governador José Boabaid, foi publicada 15 anos antes do decreto que tornou a data reconhecida nacionalmente – este, assinado pelo presidente João Goulart, em 1963.
> Conheça a Lei de Antonieta de Barros que criou o Dia do professor em SC
A data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
Na justificativa da deputada catarinense, a afirmação: “não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor”. Reconhecido o trabalho destes profissionais nas sociedades civilizadas, ganharam ainda mais prestígio diante de um cenário em que foi preciso adaptar todo o ensino para a realidade de uma pandemia mundial.
Continua depois da publicidade
> Pesquisa revela aumento de leitores entre a faixa de cinco a dez anos
Nesse cenário pandêmico, a neuropsicóloga Leninha Wagner explica que os professores se deparam com desafios “não só da ordem pedagógica, no sentido de mediar saberes e conhecimentos através de plataformas digitais, mas, principalmente, necessitaram usar da compreensão da afetividade que se estabelece na relação professor-aluno, para manter a ‘conexão’, entre esse par, de quem ensina e de quem aprende”.
Dentre todos os acontecimentos que fazem parte da relação professor-aluno, a neuropsicóloga reforça que “não podemos deixar de falar sobre o processo de ensino-aprendizagem, no qual estudos feitos por Freud mostraram que à medida que a criança aprende a desejar ela começa a querer saber. Portanto, cabe ao professor a responsabilidade de ‘ensinar a aprender’, a querer assimilar conhecimentos, articular pensamento e derivar saberes para a longa trajetória do ciclo vital”.
> Postagem de Felipe Neto sobre Florianópolis repercute nas redes sociais
Além disso, professores necessitam ser reconhecidos e validados, como pessoas de importância primordial na vida dos nossos pequenos. “Não deve ser coincidência a proximidade do dia das crianças com o dia dos professores, é uma relação muito próxima, criança e professor”, comenta Leninha.
Leia também:
Promotor de festa em casa de luxo de Jurerê é multado em Florianópolis
Continua depois da publicidade
SC tem ao menos 85 ocorrências de aglomeração e festas clandestinas no feriadão
Jovem de SC recebe doação anônima de R$ 900 mil durante transmissão ao vivo
Flakes Power, youtuber catarinense, bate um bilhão de visualizações
Léo Santana e Iza entram para lista dos cem negros mais influentes do mundo