Aos 80 anos, Francisco João Pedro é um exemplo de superação. Ele foi um dos cerca de três mil participantes do Dia do Pedal, passeio ciclístico promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Jaraguá do Sul. Morador de Schroeder e praticante do ciclismo desde jovem, Francisco sente dores pelo corpo desde que sofreu um acidente de trânsito há quatro anos. Mas o mal-estar desaparece quando o aposentado está pedalando.
Continua depois da publicidade
– Só tem duas coisas na vida que me curam: conversar bastante e pedalar. Quando estou na bicicleta, não sinto dor nenhuma -, comenta.
O passeio começou por volta das 10 horas, em frente ao Fort Atacadista, no bairro Baependi. Os ciclistas percorreram cerca de seis quilômetros e passaram por 15 ruas. Um dos organizadores do passeio, Gustavo Machado, diz que o Dia do Pedal reforça a importância do hábito de praticar atividade física.
– Grande parte dos trabalhadores da cidade usam a bicicleta como uma forma de se deslocar todos os dias para o trabalho. Além de ser um meio de transporte, também ajuda a garantir uma vida mais saudável -, destaca.
Continua depois da publicidade