No dia 19 de agosto, é celebrado o Dia do Orgulho Lésbico em todo Brasil. A data comemora o aniversário de uma das primeiras grandes manifestações de mulheres lésbicas no país, que ocorreu em 1983, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Após repetidos casos de preconceito e abusos no Ferro’s Bar, o Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf) ocupou o local como protesto e exigiu mudança de comportamento por parte dos donos, que haviam proibido a circulação do boletim “ChanacomChana”, primeira publicação ativista lésbica brasileira.

O episódio ficou conhecido como o “Stonewall brasileiro”, em referência à manifestação de gays, lésbicas e travestis contra a repressão policial em Nova York, em 28 de junho de 1969, que deu origem ao Dia do Orgulho LGBT.

Para comemorar a data, confira uma seleção de filmes com protagonistas lésbicas, que ilustram um pouco dos desafios enfrentados pela comunidade em todo o mundo e também as alegrias dos que lutam pelo direito de amar. 

Continua depois da publicidade

Confira 10 filmes para assistir sobre o assunto

Eu Me Importo (2021)

Neste drama cômico, com toque de suspense, Marla Grayson (Rosamund Pike) é uma renomada guardiã legal de idosos que rouba seus clientes. Com a justificativa de “se importar” com os mais velhos, vive uma vida luxuosa e confortável às custas deles. Porém, tudo pode mudar depois que Marla tenta aplicar o golpe em Jennifer Peterson (Dianne Wiest), uma idosa que esconde muitos segredos.

Rosamund Pike ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por este suspense com Peter Dinklage, Eiza González e Dianne Wiest. O filme foi lançado em 2021 e está disponível na Netflix.

Retrato de Uma Jovem em Chamas (2020)

Aos amantes de romances históricos, este filme nos leva de volta à França do século 18.  Na trama, a mãe de Héloïse (Adèle Haenel) contrata a pintora Marianne (Noémie Merlant) para fazer um retrato da filha para seu casamento, sem que a noiva saiba. Marianne então passa os dias como dama de companhia e as noites pintando. Aos poucos, as duas começam a se aproximar.

Retrato de Uma Jovem em Chamas está disponível no streaming da Telecine e no Globoplay.

Fora de Série (2019)

Na véspera da formatura no Ensino Médio, duas adolescentes percebem que deveriam ter aproveitado mais a juventude. A dupla então tenta encaixar quatro anos de diversão em uma noite.

Continua depois da publicidade

Dirigido pela atriz Olivia Wilde, o filme está disponível no streaming Amazon Prime Video e também para locação no Youtube, Apple TV, Google Play.

Rafiki (2018)

Para quem gosta de romances proibidos como Romeu e Julieta, “Rafiki” é um filme queniano que tem tudo isso e ainda mais. Ele conta a história de Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva), duas jovens filhas de políticos rivais nas urnas. Além da rivalidade entre as famílias, a meninas enfrentam um problema ainda maior: o romance entre as duas é considerado crime na região.

O filme está disponível para streaming no Globoplay e para alugar no Google Play.

Princesa Cyd (2017)

Princesa Cyd é um filme para quem gosta de clichês e amores de verão. A história acompanha a adolescente Cyd Loughlin (Jessie Pinnick) que vai passar uma temporada na casa da tia, Miranda Ruth (Rebecca Spencer), uma escritora bem-sucedida. Aos poucos, Cyd e Miranda desenvolvem uma relação de amizade, em contraste com a relação conturbada que a adolescente tem com o pai. Junto à amizade, os dias são marcados por um flerte com Katie, uma barista local.

No momento, Princesa Cyd não está disponível em nenhuma plataforma de streaming

A Criada (2016)

Repleto de reviravoltas, A Criada se passa na Coreia dos anos 1930, durante a ocupação japonesa. Sookhee (Kim Tae Ri) é contratada como criada da herdeira Lady Hideko (Kim Min Hee), uma mulher que vive isolada em uma grande propriedade rural com seu tio. Porém, para surpresa da Lady, Sookhee não está ali por acaso: ela é uma vigarista, que foi contratada por um falso conde japonês que pretende desposar Hideko, roubar sua fortuna e largá-la em um hospício. Os planos começam a dar errado quando Sookhee e a herdeira começam a ter sentimentos inesperados uma pela outra.

Continua depois da publicidade

No momento, A Criada não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

Casamento de verdade (2015)

Jenny (Katherine Heigl) sempre foi pressionada por sua família conservadora a encontrar um marido e se casar. Seus pais, no entanto, não sabem que Jenny é lésbica e que Kitty (Alexis Bledel), que mora com ela, é sua namorada. Disposta a assumir sua relação, ela pretende se casar mesmo que os pais não aprovem.

O filme está disponível para streaming no Telecine.

Flores Raras (2013)

A história de amor brasileira e real entre a poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires) se passa em Patrópoles, no Rio de Janeiro, nos anos 1950.

“Flores Raras” está disponível para streaming no Globoplay e no HBO Max.

Imagine Eu e Você (2006)

No dia de seu casamento com Heck (Matthew Goode), Rachel (Piper Perabo) começa uma amizade com a florista Luce (Lena Headey), que foi contratada para decorar o evento. Ao se reencontrarem, as duas começam a passar cada vez mais tempo juntas. Sentindo uma forte atração pela amiga, que é assumidamente lésbica, Rachel passa a questionar sua relação com o marido.

O filme não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no momento. 

Nunca Fui Santa (1999)

“Nunca fui Santa” é uma comédia romântica com ar de Sessão da Tarde. Na trama, Megan (Natasha Lyonne) é o estereótipo da líder de torcida americana: linda, popular, tira boas notas e namora o capitão do time de futebol. Um dia, porém, seus pais resolvem salvá-la de um possível “desvio sexual”. Ela é vegetariana, tem um pôster da Melissa Etheridge no quarto, e, na opinião dos pais dela, abraça demais as amigas e foge dos beijos do namorado. Ela então é enviada ao campo de homo reabilitação “True Directions”, dirigido pelo ex-gay Mike (RuPaul), que possui um programa infalível de “cura”, em cinco passos.

Continua depois da publicidade

O filme não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no momento. 

Leia também

28 de junho: como é ser LGBTI em Santa Catarina?

SC é um dos últimos estados brasileiros sem órgão para discutir políticas LGBTQIA+

Entenda como a violência doméstica atinge mulheres lésbicas, bissexuais e trans