As pessoas que caminhavam apressadas pelas ruas no entorno da Praça XV, no centro de Florianópolis, foram presenteadas no final da tarde desta quarta-feira com um grande concerto em frente à Catedral. Em comemoração ao Dia do Músico, as bandas marciais do Exército, base aérea, Marinha e Polícia Militar proporcionaram um espetáculo que uniu o clássico ao popular.

Continua depois da publicidade

Cerca de 100 músicos militares participaram da orquestra com suas estrondosas percussões e metais, como tubas e trombones. Por volta das 16h, eles realizaram um cortejo pelas ruas do Centro entre a Felipe Schmidt e a Conselheiro Mafra. No caminho, foram levando o público até a igreja, que se aglomerou formando uma verdadeira plateia na escadaria. Até o sol, que estava escondido nas nuvens, apareceu para prestigiar o espetáculo.

O repertório eclético foi de Frevo mulher (é quando o vento sacode a cabeleira), passando por Evidências e até Despacito. Um dos momentos mais altos do espetáculo foi quando o cantor Dudu Fileti, representante catarinense no The Voice Brasil, se apresentou. De terno e gravata, ele e a soprano Cláudia Todorov cantaram a bela música How Can I Go On, que ficou famosa nas vozes de Freddie Mercury e Montserrat Caballé na abertura das Olimpíadas de 1988 em Barcelona.

— É tão bom para mim estar aqui no Dia do Músico podendo cantar essa música num lugar tão lindo e gratuitamente. As pessoas estão agradecidas, mas nós estamos muito agradecidos de estarmos aqui também — destacou o cantor.

Continua depois da publicidade

O subtenente Marcos Aurélio Justino, 50 anos, é o regente da Banda de Música do 63º Batalhão de Infantaria do Exército. Ele explica que o evento, já na 3ª edição, busca trazer para o público uma ideia diferente que as pessoas têm das Forças Armadas.

— Muita gente, quando lembra em banda de música, pensa em dobrado, em canções militares. E quando tu vê uma banda tocar músicas populares em vários estilos, quebra alguns tabus, porque a banda tem condições de tocar qualquer gênero.

— Quando se fala em Exército, só se pensa em segurança. Mas a gente também faz música, faz arte, alegria para o povo, o que às vezes parece um contra senso, mas faz parte das nossas atividades — concluiu o oficial.

Continua depois da publicidade

Cantor Dudu Fileti interpretou clássico de Freddie Mercury
Cantor Dudu Fileti interpretou clássico de Freddie Mercury (Foto: Tiago Ghizoni / Diário Catarinense)

Orquestra de baterias acontece no domingo

Para quem perdeu o evento em homenagem ao Dia do Músico, aconcete neste domingo (26) em Florianópolis a 5ª edição da Orquestra de Baterias. Nove músicas serão tocadas em conjunto. A Capital já possui a maior Orquestra de Baterias da América Latina e quer aumentar ainda mais este recorde. Mais de 400 músicos farão o show ao ar livre.

Dia do Músico homenageia Santa Cecília

A data é comemorada em 22 de novembro em homenagem à Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, da música e do canto. Segundo a tradição católica, Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. Por dedicar sua vida à Deus e por cantar as maravilhas do Senhor, até mesmo quando estava morrendo, ela foi considerada a padroeira dos músicos.

Continua depois da publicidade