No próximo sábado, 22, Dia do Folclore, o Conselho de Boi de Mamão de Florianópolis realizará uma live em para celebrar o primeiro ano em que uma das culturas mais tradicionais do Litoral catarinense foi declarada patrimônio imaterial e intangível de Florianópolis. O evento será transmitido pelo Instagram (@conselhoboimamaoflorianopolis) e YouTube (Conselho de boi de mamão de Florianópolis).

Continua depois da publicidade

— Estamos vivos, a cultura popular é uma forma de celebrar a vida e é o que estamos fazendo, independente de ter se tornado patrimônio imaterial de Florianópolis. Mas não podemos negar o ato do executivo Municipal, que passou a ter responsabilidades pela manutenção dessa cultura, com obrigações de criar políticas públicas no sentido de promover o boi de mamão. Pra quem viveu as margens por quase duzentos anos, isso é um feito, é algo a se comemorar — celebra Claudio Andrade, presidente do Conselho de Boi de Mamão.

Irão participar da apresentação integrantes de todos os bois de Florianópolis, cada grupo será representado por dois integrantes. Para segurança, todos seguirão o protocolo da Organização Mundial de Saúde, como uso de máscaras e álcool gel além do distanciamento e medição de temperatura.

> Leia também: Com previsão de neve em SC, veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada; veja vídeo

O Conselho, criado em 2018, tem o intuito de promover, organizar e difundir a manifestação do boi de mamão em Florianópolis, já que apesar de ser uma manifestação cultural bastante significativa, ainda sofre para se manter viva.

Continua depois da publicidade

— Nesse momento onde os grupos ficaram impossibilitados de se apresentarem, a live acabou sendo a única forma de reunir integrantes. Com isso, os grupos são estimulados a se manterem firmes até o fim da pandemia, e o público apaixonado pelo boi de mamão tem a oportunidade de ver ao vivo uma bela apresentação — conclui Andrade.

Dia do Folclore

Comemorado em 22 de agosto, a data foi criada para dar maior visibilidade as manifestações folclóricas no país, que reúnem os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.

> Leia também: “Marca no coração”, diz frequentador do Mercado Público de Florianópolis ao lembrar incêndio há 15 anos