“ Neste dia 6 de dezembro comemora-se o Dia do Extensionista Rural e Santa Catarina, um dos Estados pioneiros no Brasil na implantação do serviço de extensão rural em 1956, tem bons motivos para celebrar a data.
Continua depois da publicidade
Antes porém, de forma a evitar que muitos de nossos leitores interrompam a leitura para uma providencial visita ao Google, esclarecemos que Extensão Rural é um trabalho educativo, não formal, dirigido, prioritariamente aos pequenos agricultores e suas famílias, realizado predominantemente por profissionais das áreas das ciências agrárias e sociais, os dedicados Extensionistas Rurais.
Por meio de metodologia própria, com foco no envolvimento e na organização das comunidades, são compartilhados conhecimentos que visam a melhoria dos sistemas produtivos da propriedade rural, especialmente por meio da utilização racional dos recursos naturais e da sua integração com novas técnicas e tecnologias para produção animal e vegetal, bem como, são desenvolvidos trabalhos de orientação às famílias rurais, objetivando a melhoria das condições e da qualidade de vida dos agricultores e consequente permanência no campo, destes abnegados produtores de alimentos.
O serviço de extensão rural em Santa Catarina é atribuição do Estado e é prestado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, a Epagri, cuja competência na área é referência nacional e internacional. Com equipes básicas compostas por um extensionista rural, uma extensionista de economia doméstica e um auxiliar de escritório, a Epagri está presente em praticamente todos os municípios do Estado por meio de seus escritórios municipais.
Retomando os bons motivos para celebrar a data, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos extensionistas rurais em Santa Catarina, com reflexos decisivos para o equilíbrio da economia catarinense, o governo do Estado está determinado, por meio de ações, em manter e fortalecer o serviço de extensão rural.
Continua depois da publicidade
Para tanto, está implementando projeto de modernização da administração da Epagri, cujas premissas remetem à melhoria da eficiência e da eficácia da gestão da Empresa, com cunho empresarial, focada em resultados. Nesse sentido, os primeiros resultados já se fazem sentir com a contratação, no ano de 2014, de 148 novos extensionistas rurais que fortaleceram a atuação da empresa na sua linha de frente, junto ao agricultor.
Aliado a isto, neste mesmo mês de dezembro, o Projeto Microbacias, hoje denominado SC Rural, comemora 30 anos de pleno êxito, constituindo-se na maior e na mais duradoura política pública do Estado dedicada à agricultura familiar. Ao longo deste período, foram desenvolvidas ações exitosas com relação a conservação e preservação dos recursos naturais, inclusão social, empreendedorismo rural, organização do agricultor, capacitação e formação de jovens rurais, contribuindo comprovadamente para a elevação da renda e melhoria das condições de vida no meio rural.
Finalizando, queremos registrar nosso profundo reconhecimento e gratidão a todos os extensionistas rurais catarinenses pelo nobre trabalho que desenvolvem junto aos agricultores familiares, nos mais distantes rincões de nosso Estado, em benefício de toda a sociedade. “