Dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, data que muitas lojas aproveitam para oferecer descontos e brindes. Mas é importante ficar atento aos golpes e crimes virtuais. Uma pesquisa da empresa de cibersegurança PSafe, apontou que, de janeiro a julho de 2022, foram registrados mais de 5 milhões de tentativas de crimes virtuais no Brasil, contra 2,5 milhões registradas no ano passado — um aumento de 97%. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Fique atento ao Pishing

O phishing é em um ataque em que o invasor envia e-mail ou outra mensagem de texto com um link malicioso que promete alguma promoção, recompensa e até mesmo as famosas mensagens de “clique aqui para mais informações”. Com isso, o criminoso consegue informações pessoais do usuário, como número do cartão de crédito ou senha do banco. 

Confira se o site da empresa é oficial

É importante verificar se já existem reclamações da empresa e também checar o domínio do site que vai realizar a compra. Alguns golpistas usam nomes de lojas conhecidas e criam um site com outro domínio. Também verifique as redes sociais da empresa. 

Cuidado com o pagamento

Nunca deposite valores em contas desconhecidas. Por exemplo: o anúncio informa que o produto pertence a uma loja. No entanto, a conta enviada pelo vendedor é em nome de uma pessoa física. Se a loja está vendendo, provavelmente eles possuem uma conta de pessoa jurídica (CNPJ).

Continua depois da publicidade

*Com informações de Valor Investe

Leia também

Dia do Cliente: Clube NSC promove sessão de cinema gratuita exclusiva para assinantes

Phishing: Brasil é o país que mais sofre ataques virtuais do tipo; saiba como se proteger

Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre