Dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, data que muitas lojas aproveitam para oferecer descontos e brindes. Mas é importante ficar atento aos golpes e crimes virtuais. Uma pesquisa da empresa de cibersegurança PSafe, apontou que, de janeiro a julho de 2022, foram registrados mais de 5 milhões de tentativas de crimes virtuais no Brasil, contra 2,5 milhões registradas no ano passado — um aumento de 97%.
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Fique atento ao Pishing
O phishing é em um ataque em que o invasor envia e-mail ou outra mensagem de texto com um link malicioso que promete alguma promoção, recompensa e até mesmo as famosas mensagens de “clique aqui para mais informações”. Com isso, o criminoso consegue informações pessoais do usuário, como número do cartão de crédito ou senha do banco.
Confira se o site da empresa é oficial
É importante verificar se já existem reclamações da empresa e também checar o domínio do site que vai realizar a compra. Alguns golpistas usam nomes de lojas conhecidas e criam um site com outro domínio. Também verifique as redes sociais da empresa.
Cuidado com o pagamento
Nunca deposite valores em contas desconhecidas. Por exemplo: o anúncio informa que o produto pertence a uma loja. No entanto, a conta enviada pelo vendedor é em nome de uma pessoa física. Se a loja está vendendo, provavelmente eles possuem uma conta de pessoa jurídica (CNPJ).
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*Com informações de Valor Investe
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