Nesta quinta-feira, 2 de julho, comemoramos o Dia do Bombeiro, aqueles que escolheram salvar vidas. Homens e mulheres que diariamente são capazes de colocar suas vidas em risco para salvar a vida de pessoas desconhecidas.
Continua depois da publicidade
São eles que estão por todo o Estado ajudando famílias e cidades inteiras a se recuperar após a passagem de um ciclone, são eles que enfrentam o fogo, entram em mata fechada para encontrar vítimas e superam os seus limites para preservar a vida do outro.
Para homenagear os bombeiros nesta data de celebração, vamos relembrar alguns casos divulgados no NSC Total em que esses oficiais vestiram sua farda para ajudar a sociedade.
Bombeiro salva bebê de três meses por telefone em SC
A ligação de pais desesperados ao Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, terminou com um salvamento feito por telefone pelo socorrista. O fato ocorreu em junho deste ano. Assustados, os pais ligaram para a corporação falando sobre um engasgamento. O atendente do plantão, então, acalmou ambos e explicou todo o procedimento que deveria ser feito. Passados alguns segundos, o pai relatou ao atendente que a criança parecia estar respirando, porém não esboçava reação. O bombeiro, então, mandou que ambos continuassem a fazer os movimentos até a chegada dos socorristas ao local. Só que antes disso, veio o final feliz.
Continua depois da publicidade
— Agora ela começou a chorar — conta o pai.
Bombeiros salvam homem de parada cardíaca após afogamento
Em Florianópolis, em 5 de janeiro, um homem teve sua vida salva por guarda-vidas e bombeiros da equipe do helicóptero Arcanjo 01. Após sofrer um afogamento na Praia do Moçambique, entre o Leste e o Norte da Ilha, guarda-vidas retiraram o banhista da água já inconsciente e com parada cardiorrespiratória. O afogamento foi considerado de grau 6, o mais grave na classificação dos bombeiros. Em seguida, o helicóptero Arcanjo 01 pousou na praia e deu continuação ao atendimento, conseguindo reverter a parada e reanimar a vítima.
Bombeiros salvam bebê depois de serem “enganados” por GPS
Em Joinville, mais um bebê foi salvo. Dessa vez por bombeiros voluntários que a caminho de um incêndio em vegetação por um “erro de cálculo de rota” do GPS os levaram ao salvamento de uma menina de seis meses no Rio Bonito, em Pirabeiraba. Um amigo da família da criança saiu em busca de ajuda, foi por acaso que, no caminho, avistou o caminhão dos bombeiros e conseguiu levá-los até a casa da família da pequena Alicia. Ao chegarem, os bombeiros imediatamente realizaram a manobra de desobstrução das vias aéreas da menina, que já começava a apresentar sinais de desmaio. Rapidamente, a menina expeliu o objeto e começou chorar — sinal de que havia voltado a respirar normalmente.
Bombeiros resgatam boneco em e viralizam nas redes
Uma outra ocorrência em Joinville chamou a atenção pela sensibilidade dos plantonistas, que foram surpreendidos por um chamado: resgatar o boneco Nico, o melhor amigo de Sérgio da Silva, um deficiente intelectual. Nico caiu da sacada e foi parar em cima do telhado da garagem. O acesso era difícil, uma cobertura de telhas de zinco impedia que alguém da família fosse até o local de forma segura, foi então que tiveram a ideia de ligar para os bombeiros, mesmo achando que não seria atendidos. Com disponibilidade, os bombeiros foram até o apartamento da família e utilizando a técnica de içamento recuperaram o boneco e promoveram a felicidade de Sérgio, que pode então reencontrar Nico.