Para comemorar o dia do Atleta Paralímpico acontece, simultaneamente, em cinco cidades do estado o “Festival Paralímpico”. Neste sábados (22) paratletas se reúnem para apresentar à comunidade as modalidades adaptadas. Em Lages, o evento acontece no Cedup Industrial pela manhã. 150 paratletas da Associação Esportiva e Paradesportiva da cidade vão participar de oficinas nas modalidades de bocha, atletismo e voleibol sentado.
Continua depois da publicidade
A intenção é interagir com a comunidade para trabalhar a inclusão. A medalhista em voleibol sentado e atletismo, Emanuelly Remoaldo, diz que essa é uma oportunidade de tornar o esporte para pessoas com deficiência mais conhecido, é uma forma de valorizar o que eles fazem.
– É a primeira vez que a gente está participando de um festival paralímpico e é muito bom porque assim a gente pode ter contato com a comunidade e eles podem estar vendo a nossa realidade e conhecendo o esporte adaptado.
O diretor da escola onde o festival vai acontecer comenta que essa inclusão ajuda também na socialização dentro de sala de aula:
– E realmente eles mudaram até o comportamento dentro de sala de aula, questão de acolhimento. Hoje eles são valorizados, são medalhistas, são nossos heróis aqui na escola. – afirma o diretor, Armando José Duarte.
Continua depois da publicidade
O evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro é gratuito para toda comunidade. Além de Lages, o festival acontece em Itajaí, Joinville, Blumenau e Florianópolis.
Leia também:
Avaí pode ficar sem Aranha por até um mês por causa de lesão