Nesta terça-feira, 13 de junho, é comemorado o Dia de Santo Antônio, um dos mais populares santos da Igreja Católica. Considerado o santo casamenteiro, ele é conhecido por receber e atender “simpatias” para encontrar um novo amor, bem como proteger os relacionamentos já existentes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A data, que acontece um dia após o Dia dos Namorados no Brasil, é recheada de simbologia e tradições históricas. Em Florianópolis, por exemplo, os solteiros podem comprar o bolo da Paróquia Santo Antônio, no Centro, que espalha pares de alianças e imagens do santo em pedaços aleatórios do doce. As pessoas que encontrarem os objetos estariam próximas a um casamento ou de achar o amor eterno.
Dia de Santo Antônio: as missas, procissões e comemorações da data em Florianópolis
Muitas das simpatias, que exigem a fé intensa e orações, envolvem ainda o uso de fitas, sinos, velas e o simbolismo da cor de rosa, comumente associado ao amor e ao romantismo.
Continua depois da publicidade
Confira algumas simpatias de Santo Antônio
Encontrar o futuro amor
As simpatias para encontrar um amor que ainda não está presente são as mais comuns na data.
Em um dos rituais, a pessoa deve pôr a imagem de Santo Antônio debaixo da cama durante três noites seguidas, imaginando o próprio corpo rodeado por uma luz rosa. No quarto dia, um banho de casca de maçã com uma colher de mel deve ser preparado pela manhã. Segundo a tradição, basta aguardar que irá conhecer rapidamente uma pessoa especial.
Bolo esconde par de alianças de ouro na Paróquia Santo Antônio, em Florianópolis
Outra simpatia para quem está solteiro é cortar três palmos de uma fita branca e amarrá-la em uma imagem de Santo Antônio. Depois, é preciso rezar e pedir para outro fiel fazer o mesmo procedimento.
Uma terceira possibilidade é o fiel abrir as portas da casa e dizer: “Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até mim aquele(a) que anda sozinho(a) e que em minha companhia será feliz”. Após isso, no dia 13 de junho, ele deve acender uma vela rosa de qualquer tamanho em um pires com mel e pedir ao santo a entrada de alguém especial na vida.
Continua depois da publicidade
Acelerar o casamento
Para quem já está em um relacionamento, essa é a simpatia ideal. O ritual prevê que a pessoa retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro de um vidro de perfume que costuma usar e que a pessoa amada goste. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “caso seja a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa e tenha fé em que subirá ao altar.
Dia de Santo Antônio: aprenda 2 simpatias para atrair um amor
Quer saber se o casamento vai chegar logo ou não? Outro ritual diz que, em 13 de junho, a pessoa deve colocar duas agulhas iguais dentro de uma bacia com água e acrescentar duas colheres de açúcar. No dia seguinte, ela deve ver como estão as agulhas. Caso estejam juntas, é porque o casamento está próximo.
Descobrir o nome do grande amor
No dia de Santo Antônio, vá a uma Festa Junina (de preferência que celebre Santo Antônio), coloque um pouco de água na boca e comece a andar em círculos em volta da fogueira ou se esconda atrás de uma porta. O primeiro nome que você ouvir alguém chamando será o do amor eterno.
Ter de volta o ex-companheiro
Para essa simpatia, o ex-companheiro pode voltar aos braços da pessoa amada. A pessoa que deseja o retorno deve acordar cedo, encostar um copo novo de vidro na boca e dizer três vezes o nome do desejado, guardando o copo de boca para baixo durante cinco dias.
Continua depois da publicidade
Confira simpatias para o Dia dos Namorados
Após esse ritual, ela deve lavar o copo no sexto dia e guardar novamente. Em determinada ocasião que se encontrarem e a pessoa amada for conversar, sirva uma bebida para ela no copo em que a simpatia foi feita. A oração do pai nosso para Santo Antônio todas as noites até conseguir o que deseja também faz parte do processo.
Fazer amizade virar romance
Outra tradição, uma das mais elaboradas, está associada para aqueles que possuem uma amizade a qual se espera algo a mais. Para o relacionamento ir a outro nível, a pessoa deve espalhar um pouco de mel sobre um pires, cobrindo com um plástico e deixando aos pés de uma imagem de Santo Antônio por sete dias. Por baixo do pires, deve ser colocada uma foto em que a pessoa e sua “amizade” estejam juntas.
Medalha de Santo Antônio em bolo? Entenda a tradição que pode trazer casamento e graças
Todas as manhãs, assim que se levantar, a pessoa deve pedir ao santo que mude os sentimentos do amado, transformando eles em paixão recíproca, além de rezar o “Pai Nosso” e depositar uma moeda de pequeno valor aos pés do santo. No oitavo dia, as moedas devem ser entregues para a primeira pessoa necessitada que o simpatizante encontrar. O pires embrulhado com mel deve se jogado no lixo, e a foto das pessoas deve ser guardada dentro de um livro de romance, que transformará história em realidade.
Decidir entre duas paixões
Caso a pessoa esteja indecisa sobre dois amores, também há uma simpatia para ajudar a resolver a situação: ela deve comprar dois vasos de barro e escrever o nome de cada uma das paixões em um papel amarelo, colocando elas separadamente em cada vaso.
Continua depois da publicidade
Devotos se preparam para festa dedicada a Santo Antônio em Florianópolis
Após isso, o fiel deve plantar três grãos de feijão em cada uma e dizer “Santo Antônio, Santo Antônio, meu santo protetor, faça brotar mais depressa aquele que merecer meu amor”. De acordo essa tradição, o “melhor” pretendente será indicado pela planta que brotar primeiro.
Santo casamenteiro
Há duas hipóteses sobre a fama de casamenteiro de Santo Antônio.
Uma delas, a mais conhecida pelos fiéis, diz que o santo ajudava jovens mulheres que não tinham condições de custear as despesas do casamento, fazendo mobilizações e arrecadando doações para pagar os dotes. Há também diversas histórias de mulheres que haviam perdido a esperança de se casar, e que com a “graça” de Santo Antônio teriam encontrado o grande amor.
3 simpatias para conquistar um amor nas festas juninas
Outra versão relata que, em determinada ocasião, um rapaz rico foi repreendido por Santo Antônio após abandonar uma moça pobre que ele havia seduzido. O santo teria dito ao jovem que, se ele não retornasse à amada, jamais teria sorte na vida. A profecia se concretizou, o homem voltou e se casou com a mulher, perpetuando então a fama de casamenteiro para o frei franciscano.
Leia também
10 cidades brasileiras para curtir a festa junina
Já tem programação de São João? Confira onde curtir em Florianópolis