Mais de 70 mil pessoas devem passar pelo cemitério São Francisco de Assis, no bairro Itacorubi, em Florianópolis, ao longo deste Dia de Finados. O local recebe pessoas de diversos credos e religiões e é considerado o maior cemitério do Estado, com 36,7 mil sepulturas.
Continua depois da publicidade
De acordo com Alexandre Magno, chefe da divisão de cemitérios da prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 2, o movimento foi mais intenso, especialmente durante a missa celebrada pelo Arcebispo Dom Wilson, às 10h. No ano passado, o cemitério recebeu cerca de 50 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é maior em função do dia ser de passe livre em toda a Grande Florianópolis.
— Como é algo muito recente, nós visitamos ele toda a semana e hoje, no Dia de Finados, não poderia ser diferente, nós já estivemos aqui na segunda e hoje novamente. Hoje o cemitério parece mais organizado, tem outras vezes que a gente vem aqui e tem muito lixo, agora tá tudo limpo, o mato foi capinado — relata Carla.
Junto ao fluxo constante de pessoas entrando e saindo, um caminhão também circulava pelo cemitério para recolher o lixo deixado após a limpeza dos túmulos. Até a tarde de quarta-feira, 58 toneladas de resíduos haviam sido coletadas. Um veículo da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) também percorria o cemitério para auxiliar no deslocamento de pessoas idosas ou com deficiência pelo local, que tem mais de 90 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade